Panes no metrô
Estatísticas internas da empresa mostram o crescimento das panes que duram, no mínimo, seis minutos até serem resolvidas. O número dobrou em cinco anos. No ano passado foram registrados 113 `incidentes notáveis`, ante 55 ocorridos em 2009, um aumento de 105%
Aumentou o número de falhas graves no Metrô de São Paulo, revelam dados dos últimos cinco anos da operação do sistema. Se em 2009 a média era de uma pane com grande transtorno aos passageiros a cada seis dias, em 2013 esse intervalo baixou para três dias – duas por semana.
As estatísticas internas da empresa, coletadas e divulgadas pelo Sindicato dos Metroviários, indicam que, em todo o ano passado, o Metrô registrou 113 incidentes notáveis – termo técnico para designar panes que duram, no mínimo, seis minutos até serem resolvidas. Ao longo de 2009, houve menos que a metade desse total: 55. Ou seja, o aumento foi de 105%.
Desde então, ano a ano, o que se notou foi um crescente contínuo de falhas. Os números não levam em conta a Linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro, que foi procurada, mas não divulgou quantos problemas o ramal registrou.
CPTM também registra aumento
Na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a situação não foi muito diferente do que no Metrô. Por meio da Lei de Acesso à Informação, o Estado obteve dados internos que mostram que, no ano passado, o número de ocorrências notáveis foi de 36, ante 28 de dois anos atrás. Com isso, os usuários tiveram de enfrentar, em média, uma pane séria a cada dez dias.
fonte: jornal O Estado de S. Paulo
Leia mais
21/03/2014
Cade abre processo contra 18 empresas por formação de cartel
20/03/2014
Propinas: linha 4 – Amarela do Metrô vira alvo de investigação