Movimento pela Defensoria Pública e Valdênia Paulino dividirão Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos

24/11/2005 18:50:00

Em reunião realizada quinta-feira, 24/11, a Comissão de Direitos Humanos da ALESP decidiu dar o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos para o Movimento pela Defensoria Pública e para a advogada Valdênia Paulino. O Movimento pela Defensoria é considerado um símbolo da luta pela democratização da Justiça em nosso Estado, reunido mais de 400 entidades. Valdênia Paulino tem uma atuação destacada nas denúncias de violência e corrupção policial na região de Sapopemba, zona leste da capital.

A IX edição do Prêmio Santo Dias teve 34 indicações. Feitas em caráter individual e coletivo, elas foram subscritas por entidades, movimentos, associações e parlamentares de todo Estado. O Prêmio será entregue na solenidade de abertura da V Conferência Estadual de Direitos Humanos, que acontecerá no Plenário JK da ALESP, dia 09 de dezembro, sexta, às 20 horas. Todas as pessoas e entidades que foram indicadas serão homenageadas.

A diversidade é a maior marca dessa edição do prêmio. Foram indicados entidades, movimentos e militantes, que construíram sua credibilidade na luta contra o arbítrio, combatendo a violência policial e a corrupção; em defesa dos direitos da criança e do adolescente; da educação e da saúde; na formação de lideranças e fortalecimento das organizações populares; representando as lutas das populações indígenas; no combate à exclusão social pela patologia; pela dignidade nas prisões e pela ressocialização de egressos; pela democratização e acesso à Justiça; em defesa dos direitos de migrantes e imigrantes; no combate a todas as formas de discriminação e preconceito; contra a intolerância religiosa; recuperação de dependentes químicos, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *