MP solicita ao governo do Estado exames em pacientes da radioterapia

16/04/2010 14:32:00

Descaso com saúde

O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo solicitou ontem ao Governo do Estado a realização de novos exames nos pacientes com câncer que passaram pela radioterapia da Beneficência Portuguesa de Santos.

Entre 2008 e 2009, o serviço no hospital teria sido prestado com equipamentos (bomba de cobalto e acelerador linear) desgastados.

A representação endereçada ao governador Alberto Goldman é assinada pelos promotores de Justiça Ana Maria Frigeiro Molinari e Cássio Conserino, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Eles já ouviram os relatos de vários pacientes.

Resposta – O pedido do MP é a resposta a uma representação, com o mesmo teor, protocolada quinta-feira passada no órgão pelo deputado estadual Fausto Figueira (PT).

Ele havia protocolado idêntico requerimento na Casa Civil do Estado, em 17 de março.

Após a solicitação do parlamentar, a Secretaria de Estado da Saúde informou, na sexta-feira, ter identificado 274 pacientes com passagem pela radioterapia no período em que o serviço teve problemas. Para Figueira, o total de pacientes que teriam sido lesado é bem maior.

Tratamento – As consultas para os novos exames estão sendo agendadas até maio no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos.

Os pacientes serão separados em dois grupos: alguns farão tratamento na Santa Casa de Santos e outros serão encaminhados para duas clínicas na região do Grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.