Nesta quarta: ação de respeito à maturidade

11/06/2012

Frente em Defesa dos Idosos

Frente em defesa dos Idosos é uma ação de respeito à maturidade

Nesta quarta-feira (13/6), à 9h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo, acontece o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos – Uma ação de respeito à maturidade. A coordenação é da deputada do PT, Beth Sahão.

Um dos objetivos da Frente é o o aprofundamento das discussões sobre a importância dos idosos na comunidade, a luta pela implantação de políticas públicas que beneficiem a terceira idade e a garantia a essa parcela da sociedade do exercício da plena cidadania.

Segundo o Censo/2000 do IBGE, o país tem cerca de 14 milhões de idosos, sendo que, apenas em nosso Estado, moram 3 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Estes números colocam o Brasil como uma das dez nações do mundo com maior população idosa e reforçam a importância de criarmos uma estrutura social que ofereça condições adequadas para um envelhecimento saudável.

Estimativas apontam que até 2020 haverá 1,2 bilhão de idosos em todo o mundo. Desse total, três quartos estarão vivendo em países em desenvolvimento e o Brasil terá a quinta maior população de idosos do globo.

Uma das metas da Frente é também informar a população idosa sobre os serviços públicos já disponíveis; cobrar dos vários níveis governamentais a proteção aos idosos que não dispõem de família, renda e moradia; trabalhar na Assembléia para priorizar e aprovar projetos de lei que beneficiem a parcela idosa da sociedade e estimular a criação dos Conselhos Municipais do Idoso nas cidades que ainda não possuem esse instrumento de participação popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *