Nesta quinta: audiência sobre as violações dos direitos dos povos indígenas durante a ditadura

03/12/2014

Comissão da Verdade

Crédito:

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, presidida pelo deputado Adriano Diogo, vai realizar nesta quinta-feira, dia 4/12, a partir das 13h, a terceira etapa da audiência pública sobre as violações dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais desde o período da ditadura militar.

A audiência será presidida pelo deputado estadual Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade “Rubens Paiva”, com participação de Memélia Moreira e Edilson Martins, e terá assessoria dos pesquisadores da Comissão do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” – Pádua Fernandes e Danilo Morcelli.

Memélia Moreira é jornalista, trabalhou na Veja, no Jornal de Brasília e na Folha de S.Paulo cobrindo questões indígenas, conflitos de terra, questões relativas à Igreja e ao Congresso Nacional entre 1971 a 1999. Participou do Tribunal Bertrand Russell, em Roterdam, em 1980, quando o Estado brasileiro foi condenado por genocídio dos povos indígenas durante a ditadura militar.

Edilson Martins é jornalista, documentarista, escritor e ex-preso político. Há 40 anos, trabalha com a Amazônia e seus conflitos. Nesse período foi repórter do Jornal do Brasil, Diário Carioca, Tribuna da Imprensa, Manchete e Pasquim. Tem produzido também para as TVs Educativa, Manchete e Globo. Ganhou o prêmio Vladimir Herzog, com o documentário Chico Mendes – Um Povo da Floresta, veiculado internacionalmente. Em 2011 dirigiu a Série televisiva “AmazôniAdentro”, exibida pela TV Brasil. Conviveu, e trabalhou, com Darci Ribeiro, Dom Pedro Casaldáliga, ex-Bispo de São Félix do Araguaia, Chico Mendes e diversos antropólogos, indigenistas, seringueiros e índios da Amazônia. É autor de oito livros, dentre os quais se destacam “Nossos índios, nossos mortos” e “A viagem de Bediai – O Selvagem”, que será lançado dia 05 de dezembro.

A audiência terá transmissão ao vivo online pelo link:http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ (selecionar o auditório Franco Montoro)

Audiência Pública: Povos Indígenas e comunidades tradicionais
Data: 4/12
Horário: 14h
Local: auditório Franco Montoro, andar Monumental
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo-SP

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.