Nesta sexta: Audiência debate pesquisas arqueológicas no prédio do DOI-CODI

25/09/2014

26 de setembro

A Comissão Estadual da Verdade, presidida pelo deputado Adriano Diogo, realiza audiência pública sobre o tema Arqueologia da Repressão e da Resistência: pesquisas arqueológicas no prédio do DOI-CODI-SP, nesta sexta-feira (26/9), às 14 horas, na Assembleia Legislativa de SP.

Confira os temas e a programação:

1. Arqueologia da Repressão e da Resistência: sua importância para revelação da verdade sobre as graves violações de direitos humanos na ditadura brasileira. Por Pedro Paulo Funari, mestre em Antropologia Social (1986) e doutor em Arqueologia (1990) pela Universidade de S. Paulo, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004) da Unicamp, coordenador do NEPAM.

2. Arqueologia da repressão e da resistência no Brasil e no mundo: exemplos da forma como a arqueologia tem contribuído para a temática da busca por desaparecidos políticos e pelo direito à verdade. Por Juliana Poloni, pós-doc NEPAM/Unicamp em Arqueologia. Estuda temas relacionados a governos ditatoriais em contexto lusófono, líder do Grupo de Pesquisa Arqueologia da Resistência da CNPq/IFCH/UNICAMP.

3. A pesquisa arqueológica em lugares de memória difícil em São Paulo: Dops e Doi-Codi. Por Deborah Neves, Historiadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/Condephaat, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela UNIFAI e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.

4. Proteção jurídica da Memória e Verdade e as obrigações do Estado na realização de pesquisas arqueológicas em locais de tortura. Por Inês Virginia Prado Soares, Procuradora Regional da República, mestre e doutora em Direito pela PUC/SP e co-líder do Grupo de Pesquisa Arqueologia da Resistência da CNPq/IFCH/UNICAMP.

O ato terá transmissão online pelo link: http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ (selecione o auditório Teotònio Vilela, onde ocorrerá a audiência)

fonte: Assessoria de Imprensa – Comissão da Verdade Rubens Paiva

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.