Os desafios da Comissão da Verdade frente às novas revelações do livro Memórias de uma Guerra Suja

25/05/2012

Sábado resistente

Dia 26 de maio, das 14h às 17h30

Os crimes cometidos pela ditadura são denunciados há décadas e o País espera que a Comissão da Verdade seja capaz de construir um relato definitivo, encerrando essa fase violenta do Estado contra sua população. Periodicamente, surgem agentes da repressão policial militar para contar o que fizeram com os presos e com os desaparecidos, em particular. Essa história sem fim precisa de ações concretas e respostas contundentes contra as torturas e os torturadores, para que se possa virar a página deste triste capítulo de nossa história e para que nunca mais aconteça.

A última confissão desses crimes foi feita pelo policial Cláudio Guerra em depoimento a Marcelo Netto e Rogério Medeiros no livro “Memórias de uma guerra suja”. Sem rodeios, ele conta as muitas barbaridades cometidas pela repressão militar, inclusive com a incineração dos corpos de desaparecidos políticos, ao estilo dos nazistas de Hitler.

No Encontro do dia 26 de maio, o Sábado Resistente traz para o debate o jornalista Marcelo Netto, que por três anos investigou os fatos revelados, o deputado estadual e presidente da Comissão da Verdade Estadual Adriano Diogo e o procurador federal Sérgio Suiama para discutir o papel da Comissão da Verdade frente a episódios como estes e para buscar respostas a muitas das questões que inquietam familiares de desaparecidos políticos, militantes de direitos humanos e todos os interessados na construção de um futuro melhor para o País.

Nesse mesmo ato, será lançado em São Paulo o livro “Memórias de uma guerra suja”.

PROGRAMAÇÃO
14h:Boas vindas – Caroline Grassi Franco de Menezes (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação –Ivan Seixas (Presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h15 – 14h45: Cláudio Guerra – fantasia ou realidade?
Marcelo Netto (autor do livro)
14h45 -15h15: Comissão da Verdade, um trabalho fundamental para o país
Adriano Diogo – Deputado Estadual e Presidente da Comissão Estadual da Verdade (SP)
15h15 – 15h45: O que se deve fazer com os fatos apurados pela Comissão da Verdade?
Dr. Sérgio Suiama – Procurador Federal de Justiça – Ministério Público Federal
16h00: Debate aberto com o público
16h45: LANÇAMENTO do livro “Memórias de uma guerra suja”

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *