Para petistas, EMTU promove monopólio no sistema de transporte

12/04/2012

EMTU

A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (12/4) o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes. A idade média da frota foi um dos questionamentos feitos pelos deputados do PT presentes à reunião.

O deputado Gerson Bittencourt citou o exemplo da frota na Região Metropolitana. “De acordo com o balanço apresentado, no ano passado só 19 ônibus novos foram incluídos no sistema, o equivalente a 4% da frota, quando o recomendável é uma taxa mínima de 10% de renovação”, afirmou o deputado, que também demonstrou sua preocupação com a frota da região do ABC, que tem idade média de 10 anos. “Isso me revolta, porque um dos critérios de qualidade é a idade da frota”, concluiu.

Bittencourt também criticou o atraso em obras, como do Corredor Noroeste, que ficaram paralisadas por dois anos. O deputado ponderou que a estrutura do transporte público deve obedecer as sub-regiões dentro das regiões metropolitanas, conforme estabelecido pela Assembleia Legislativa. “Por que não estabelecer um processo de licitação na Região Metropolitana de Campinas pelas sub-regiões propostas? Isso facilitaria a inclusão de mais empresas de menor tamanho”.

Bittencourt e também deputados do PT Antonio Mentor e José Zico Prado criticaram o novo sistema de consórcio utilizado na Região Metropolitana de Campinas: a Sociedade de Propósito Específico (SPE), que possibilita que empresas se unam para apresentarem uma proposta única.

Para eles esse mecanismo promove o monopólio no sistema de transporte sobre rodas. “Vocês estão criando um monstro que não terão como derrubar mais tarde”, comentou Zico Prado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *