Crise da água
Uma comissão suprapartidária de vereadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba esteve reunida com deputados durante o Colégio de Líderes, nesta terça-feira (3/6), para solicitar apoio ao encaminhamento de abaixo-assinado ao governador Geraldo Alckmin, com 14 mil assinaturas, recolhidas entre a população dos 39 municípios da região. O manifesto é contrário à intenção do governo do Estado em realizar a transposição das águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, como anunciou o governador no ínicio de março.
Segundo os vereadores, a água é um bem muito precioso e, por isso, é de extrema importância que o rio Paraíba do Sul seja preservado para garantir o abastecimento de 2,5 milhões de pessoas do Vale do Paraíba e de outras 12 milhões de pessoas do Rio de Janeiro. No manifesto entregue aos deputados está assinalado que o uso das águas da Bacia do Paraíba é a última alternativa em uma lista de cerca de outras 20 possibilidades e, por isso mesmo, pedem a realização de audiências públicas e consultas a entidades do Vale do Paraíba sobre o projeto.
Presentes no Colégio de Líderes, o líder da Bancada do PT João Paulo Rillo e os petistas Marco Aurélio e Enio Tatto apoiaram a ação dos vereadores. A causa é importante e séria. Temos no Estado uma crise de água muito séria, fruto de uma gestão irresponsável dos governos do PSDB e, agora, o governador apresenta esta proposta esdrúxula, enfatizou Rillo.
O deputado Marco Aurélio destacou que cada vereador representa muitos cidadãos que não querem a transposição. Para ele, existem muitas e melhores opções para resolver a crise da água.
Os vereadores querem sensibilizar o governador na busca de outras alternativas para abastecer o Sistema Cantareira sem prejuízo às cidades paulistas, cariocas e mineiras servidas pelo Paraíba do Sul, disse Enio Tatto.
Após a entrega do manifesto, os vereadores reuniram-se nas dependências da 1ª Secretaria. Na ocasião, aprovaram sugestão de Enio Tatto de que a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia realize uma Audiência Pública para debater a transposição do rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo e outros municípios. (sc) *com informações da Ass. Imprensa dep. Enio Tatto