Petista articula proteção dos recursos hídricos do Vale do Paraíba

27/02/2013

ação preventiva

O deputado estadual Marco Aurélio participou nesta quarta-feira (27) da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções para a Preservação e a Recuperação dos Recursos Hídricos na Região do Vale do Paraíba, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Segundo o governo estadual, o objetivo do protocolo é realizar estudos sobre alternativas para a preservação e recuperação dos recursos hídricos na região e identificar as principais áreas de interesse hidrológico na bacia, que banha 88 municípios em Minas Gerais, 57 do Rio de Janeiro e 39 de São Paulo, somando aproximadamente 14,2 milhões de pessoas abastecidas – contando com os 8,7 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O protocolo de intenções foi assinado entre Edson Giriboni, secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, e José Luciano Penido, presidente da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

Durante a cerimônia, o deputado Marco Aurélio lembrou que quando prefeito de Jacareí, teve oportunidade de presidir também o Ceivap (Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul), que foi o primeiro comitê que implantou a cobrança pelo uso da água do rio Paraíba, e Jacareí foi o primeiro município do Brasil que construiu uma estação de tratamento de esgoto com recursos provenientes dessa cobrança, numa parceria com a empresa Fibria.

Marco Aurélio comentou ainda que também participou do movimento para impedir que fosse feita a transposição do rio Paraíba, para abastecer outras regiões do Estado.
“Nossa região é muito rica, tendo principalmente atrativos turísticos, e se não tiver recursos hídricos disponíveis e tendo projetos para sustentabilidade isso atrapalha a atração de novos investimentos, por isso é importante saber desse compromisso para preservação e recuperação dos recursos hídricos do Vale do Paraíba”, disse o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.