Petista é escolhido relator de CPI

24/05/2012

Investigar juros no comércio

Deputado Marcolino é escolhido relator da CPI que vai investigar os juros do crédito oferecido pelo comércio

O deputado Luiz Claudio Marcolino foi escolhido como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos juros, criada em 17/5, para investigar os juros sobre as compras no estado de São Paulo. Ele justificou em plenário, em 21/5, a importância dos trabalhos da comissão que tem como presidente o deputado Celino Cardoso (PSDB) e o deputado Adilson Rossi (PSB) como vice. “Esta CPI vai lidar com o principal elemento do crescimento econômico do país que é o crédito”, disse.

O deputado destacou que a comissão vai se debruçar, sobretudo, ao crédito oferecido pelas empresas comerciais do varejo que, segundo ele, ao se utilizar de um correspondente bancário, embutem juros ao consumidor na venda do produto financiado, sem praticar o justo desconto no negócio à vista. “O consumidor deve e tem o direito de ser informado sobre isso”, disse.

Para o parlamentar, é importante estimular o consumo por meio do crédito no país, numa referência às recentes medidas tomadas pelo governo federal que reduziram a taxa Selic em 9% e os juros bancários, porém afirma ser necessária uma legislação que regulamente também esse segmento, como acontece com as cooperativas de crédito, as financeiras e as promotoras de crédito. “É no momento da compra de bens duráveis que o consumidor sente o peso dos juros no País”, afirmou.

Marcolino acredita que a CPI vai colaborar para uma reflexão sobre o assunto e espera que a conclusão dos trabalhos resulte em benefício para o consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *