Petista já havia alertado governo sobre crise

03/02/2014

Falta de água

No dia 20 de junho de 2013, a deputada petista Ana Perugini promoveu na Assembleia Legislativa de São Paulo um Fórum de debates para discutir o saneamento no Estado de São Paulo e o Sistema Cantareira, que contou com a participação de representantes de entidades ambientais, autoridades públicas federais e estaduais, além de prefeitos, deputados, vereadores e a sociedade civil para discutir a implantação de uma política estadual de saneamento.

O Fórum de debates proporcionou a indicação de várias propostas relacionadas à gestão e à renovação da outorga do Sistema Cantareira, conjunto de reservatórios que distribui água para a capital paulista e aos 61 municípios da Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (PCJ). O evento foi realizado dentro das atividades da Frente de Acompanhamento das Ações da Sabesp, da qual a deputada é coordenadora.

Naquela ocasião a deputada explanou a situação do abastecimento de água na região do PCJ e defendeu a urgência de discutir o tema, em virtude da aproximação de um colapso no abastecimento e, consequentemente, no desenvolvimento das duas regiões. “Não temos como tirar mais água do Cantareira. A lei prevê que a Sabesp teria que apresentar um plano para a outorga. Isso não aconteceu. Apesar de termos uma lei de 1991, essa lei de saneamento não vem acontecendo, apontou ”

Agora, no início desde ano, a deputada esteve engenheiro civil, Luiz Roberto Moretti, diretor de expediente do Médio Tietê, no DAEE, e também secretário-executivo dos Comitês das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e manifestou novamente a necessidade de ação do governo do Estado para enfrentar a questão do abastecimento de água.

Perugini destacou que ainda que prevaleça ao longo dos anos o clima de cooperação entre as duas regiões, a eficácia do Sistema Cantareira exige mais investimentos, em obras e serviços, tendo como objetivo aumentar a produção de água.

O assunto, por sua relevância, já levou a deputada Ana Perugini a Brasília e Piracicaba, em reuniões, respectivamente, com Vicente Andreu Guillo, da Agência Nacional de Águas (ANA), e com os Promotores de Justiça da área de Meio Ambiente, Alexandra Faccioli Martins e Ivan Carneiro.

Com informações da assessoria de imprensa da deputada Ana Perugini

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *