Petista propõe que Comissão de Agricultura colabore para solução da fraude do leite

31/10/2007 18:35:00

Produção Leiteira

Crédito:

 

 

 

 

O deputado Zico Prado propôs nesta quarta-feira (31/10), em audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Pecuária com produtores de leite e indústria, a formação de um grupo de trabalho para apresentar soluções aos problemas enfrentados pelo setor leiteiro do Estado de São Paulo.

“O grupo com representantes de todos os segmentos do setor, mais integrantes da Comissão de Agricultura, da Frente Parlamentar da Produção de Leite e da Secretaria Estadual de Agricultura deve se reunir, ainda na primeira quinzena de novembro, e trazer propostas efetivas para que nós parlamentares possamos encaminhá-las. Nosso objetivo é auxiliar para que a produção e o abastecimento de leite aconteça de forma regular no Estado”, explicou Zico.

A Comissão ouviu o representante dos produtores, Marcelo Moura Campos Filho; o representante da indústria Nestlé, Humberto Maccabelli Filho; e o diretor da Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio da Secretaria Estadual de Agricultura, José Cassiano.

O produtor Marcelo enfatizou a difícil situação do produtor do leite no Estado: “São Paulo passou da segunda colocação como produtor nacional em 94 com 15% do total da produção nacional, para a quinta colocação, com apenas 7%, nos dias atuais”. Ele afirma que isto se deve a concorrência desleal, com as fraudes químicas e fiscais e a guerra fiscal entre os estados.

“Ninguém faz o milagre da multiplicação do leite. A fraude com o uso de água oxigenada e soda cáustica já foi denunciada por nós desde 1983, na Revista Problemas Brasileiros. Isso é crime pelo qual os produtores não podem ser culpados. Só a indústria tem condições de faze-lo”, afirmou o produtor Marcelo. Com relação a guerra fiscal, Marcelo explicou que os produtores paulistas precisam ter as mesmas isenções de impostos que os outros estados para terem condições de competitividade nos preços.

Ao propor o grupo de trabalho, o deputado petista Zico Prado explicou que “o Estado tem que tratar, em termos de benefícios, os produtores e a indústria de forma igual. E, por fim, garantir a qualidade dos produtos aos consumidores”.

Ficou acertado que José Cassiano, da Secretaria de Agricultura, irá convocar a reunião do grupo com representantes de toda a ‘cadeia’ produtiva do leite.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *