Petistas integram Comissão que vai à Rio+20

11/06/2012

Sustentabilidade

Deputados do PT integram Comissão que vai à Rio+20

Quatro deputados do PT – Donisete Braga, João Paulo Rillo, Simão Pedro e Telma de Souza – integram a Comissão de Representação da Assembleia Legislativa de São Paulo que irá participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ” Rio+20, que tem início, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (13/6), vinte anos após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 ” a Eco 92.

O legislativo paulista levará um documento com propostas para a Conferência que terá dois temas principais: a economia verde no contexto da sustentabilidade e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Os subsídios para o documento foram obtidos a partir de um seminário com a participação de órgãos públicos e representantes da sociedade ocorrido em 26 de maio passado.

PT terá tenda na Rio+20

A tenda do PT terá o nome do geógrafo Milton Santos e é organizada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), com apoio do Foro de São Paulo (FSP), a Fundação Friedrich Ebert (FES) e a Fundação Maurício Grabois (FMG).

A programação da tenda prevê a realização de uma série de debates sobre o tema da Rio+20, levando em conta as distintas opiniões e diversos aspectos, como o da igualdade social, da preservação ambiental e da elevação da qualidade de vida para todos os povos.

As atividades do PT, coordenadas pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), serão realizadas durante todo o dia, envolvendo os setoriais de meio ambiente, agrário, cultura, juventude, combate ao racismo; além dos debates sobre a crise econômica, a esquerda latinoamericana, e as perspectivas políticas da África, Ásia, Europa e Oriente Médio. A programação da tenda prevê ainda lançamento de livros.

O PT e os desafios da Rio+20

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou o texto “O PT e os desafios da Rio+20”, em que, além de uma análise sobre a atual conjuntura, defende que sustentabilidade ambiental não rima com capitalismo, especialmente com capitalismo neoliberal, e aponta ainda quatro desafios às forças políticas e sociais de esquerda e progressistas do mundo.

O primeiro tem um sentido mais estratégico, e refere-se à defesa de um modelo alternativo de desenvolvimento; o segundo tem um sentido teórico-conceitual, considerando que o termo “desenvolvimento sustentável” se universalizou, mas há uma disputa em torno de seus significados e conteúdos; o terceiro é mais institucional, e refere-se aos compromissos e metas que os governos e organismos internacionais devem assumir; e por fim o quarto e talvez o principal: o desafio político, ou seja, o da construção da força necessária para implementar e aprofundar esse modelo alternativo que preconizamos.

Portanto, pretendemos que a tenda Milton Santos seja um espaço importante de participação das forças políticas e sociais de esquerda na Cúpula dos Povos na Rio+20.

Tanto a programação da tenda quanto o texto “O PT e os desafios da Rio+20” podem ser encontrados no site do partido www.pt.org.br

Clique nos links abaixo para saber mais.
Programação na tenda Milton Santos do PT
O PT E OS DESAFIOS DA RIO+20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *