Petistas querem destinação adequada ao Complexo Juqueri

07/12/2011

Assuntos Metropolitanos

Assembleia debate destino do Juqueri

O destino do Complexo Hospitalar do Juqueri foi tema de debate da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais. A área de mais de 6 milhões de m2 em Franco da Rocha foi, ao longo dos anos, sendo loteada pelo Estado e hoje abriga presídio, Fundação Casa, CDHU e outras estruturas do governo estadual.

Diego Hernandez, diretor do documentário “Juqueri – Hospital, Ciência e Ternura”, afirmou que os francorrochenses estão fartos disso. “Queremos a contrapartida”, declarou Hernandez.

O arquiteto Pier Paolo Pizzolato apresentou um plano diretor para o local, fruto de sua dissertação de mestrado. No trabalho conjunto com a Faculdade de Arquitetura da USP, Pizzolato propõe a transformação desse espaço, antes psiquiátrico, em um espaço de educação e cultura, com a implantação de uma Fatec, além de serviços de saúde.

Para ele, essa nova utilização do espaço mudaria, inclusive, a realidade das cidades vizinhas, que hoje são cidades dormitório.

A deputada do PT Telma de Souza lembrou da triste história ligada ao Juqueri, que chegou a ser um “depósito” com 16 mil doentes mentais que eram tratados com eletrochoque. Ela elogiou a iniciativa do plano diretor e se comprometeu, juntamente com os demais membros da Comissão, a cobrar do Estado uma destinação mais adequada ao local, que inclusive foi tombado pelo Patrimônio Histórico.

Tanto Pizzolato quanto Hernandez destacaram que, além do mau uso dado a alguns prédios do Juqueri, ainda há muitos sem utilização alguma.

Universidade Federal

O ministro da Educação, Fernando Haddad, em visita ao Complexo Hospitalar do Juqueri, em 8 de novembro, também demonstrou interesse do governo federal em revitalizar a área.

Haddad visitou, juntamente com deputados petistas, alguns dos pavilhões que poderiam sediar o novo campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e conversou sobre parcerias com o governo do Estado.

De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PT em Franco da Rocha, Francisco Celeguim, o Kiko, a Bancada petista acompanha de perto o debate e auxilia nas negociações para implantação do Campus na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.