Petistas querem o fortalecimento da secretaria de Agricultura

16/12/2014

Debate

Em debate sobre o enfraquecimento da secretaria estadual de Agricultura, que aconteceu nesta terça-feira (16/12) na Assembleia Legislativa, os deputados Ana do Carmo, Carlos Neder, Professor Tito e José Zico Prado reafirmaram a importância da secretaria para os agricultores, principalmente os pequenos . Para os parlamentares, já havia uma luta intensa na Casa por mais orçamento, funcionários e avanços na área e que a notícia de uma possível extinção da secretaria representa um grande retrocesso.

Representantes de entidades de funcionários da secretaria falaram sobre o desmonte que vem acontecendo há anos. Segundo eles, a falta de condições de trabalho e de salários dignos tem afastado os servidores e que, hoje, é necessário um concurso público para que as atividades, inclusive a pesquisa, não sejam paralisadas.

O deputado José Zico Prado protocolou na Comissão de Atividades Econômicas requerimento de informação questionando a secretária sobre a possível extinção da pasta, colocando suas preocupações com relação aos funcionários e ao trabalho desempenhado por eles, além de todos os agricultores que necessitam da assessoria da secretaria. A secretária limitou-se a enviar cópia de matéria de jornal dizendo que era boato, mas não respondeu aos questionamentos do deputado.

O deputado Professor Tito falou que a Bancada do PT está em obstrução na Comissão de Finanças por não concordar com a maneira que o governo distribui os recursos nas diversas áreas. No caso da Agricultura, o orçamento previsto para 2015 é o mais baixo da história. Apesar de o Orçamento do Estado ter aumentado 8%, o da Agricultura cresceu míseros 0,3%, representado 0,54% do Orçamento Geral do Estado, que é de R$ 204 bilhões.

O deputado Carlos Neder sugeriu que os coordenadores das frentes parlamentares relacionadas com o tema peçam uma audiência com o governador Geral Alckmin para fevereiro e que, em abril, aconteça um seminário sobre a agricultura no Estado com participação de ministérios do governo federal.

Um grupo de parlamentares e participantes do debate também irá falar com o líder do governo, deputado Barros Munhoz, para que encaminhamentos sejam feitos ainda esse ano.

“Temos que defender o agricultor para que ele possa de fato morar no campo e viver em condições dignas, possa produzir e ser respeitado, afirmou a deputada Ana do Carmo. (FF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *