Corrupção tucana
A Polícia Federal prepara pedido à Justiça americana para obter documentos de um processo em que a Siemens foi condenada por fraude fiscal e distribuição de propinas. O material será analisado nas investigações sobre a denúncia de formação de cartel e recebimento de propinas em contratos de metrô e trem do governo paulista, com participação da empresa alemã.
A Siemens foi condenada nos Estados Unidos pela mesma acusação que sofreu na Suíça, de onde se originou o inquérito em curso no Brasil.
A expectativa de quem acompanha o inquérito é de que as informações do processo americano ajudem a revelar detalhes sobre a triangulação do dinheiro que teria sido usado para corrupção.
A movimentação financeira pode ter sido feita em paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas, onde estão empresas identificadas no inquérito brasileiro. (fonte: Folha de S. Paulo)
Executivo da Siemens revela esquema para eliminar provas de cartel
Reportagem da TV Brasil mostra que o executivo da Siemens, Sérgio de Bona, revelou à Polícia Federal que foi instruído a eliminar `todo e qualquer documento` relacionado a uma conta secreta, em um paraíso fiscal.