Parlamento Jovem 2013

Prazo para entrega de projetos de lei para o Parlamento Jovem 2013 vai até 13 de setembro
Com inscrições abertas desde 1º de agosto, a 15ª edição do Parlamento Jovem é voltada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado.
Na volta das férias escolares, o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto, está incentivando estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio a participar do Parlamento Jovem, sessão especial que acontece desde 1999. Neste ano, o Parlamento Jovem acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, quando 94 deputados e deputadas estaduais cederão os seus lugares para os jovens estudantes do Estado de São Paulo para que reflitam sobre os problemas sociais e apresentem propostas para superá-los.
As sessões do Parlamento Jovem são idênticas às realizadas pelos deputados, a começar pelo local: o Plenário Juscelino Kubitschek, onde são debatidos e votados os projetos e demais proposituras.
As sessões são transmitidas ao vivo pela TV Alesp para grande parte das cidades paulistas. E os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.
Convite aos estudantes
O estímulo do deputado Enio Tatto é feito por meio de uma carta onde explica aos estudantes a importância da participação no Parlamento Jovem. “O Parlamento Jovem tem por objetivo aproximar o Legislativo estadual da sociedade civil, especialmente dos jovens estudantes com vistas a estimulá-los a participar na vida política”, observa.
Junto com a carta segue o Manual do Candidato com as informações sobre como participar da próxima sessão do Parlamento Jovem.
No convite enviado aos estudantes, Tatto relembra sua própria juventude: “Na idade de vocês, enfrentava a dura vida da periferia na zona sul de São Paulo, onde ainda moro. Foi quando comecei a participar da política por meio das Comunidades Eclesiais de Base. À época lutávamos por luz, água, asfalto e transporte para formar um bairro. Mas a luta maior era contra a ditadura militar e por liberdades democráticas. Graças a Deus e à luta do povo brasileiro, vivemos há mais de duas décadas numa democracia, onde há liberdade de organização, de opinião e de manifestação. Hoje a luta é outra. É por melhorias na saúde, na educação, nos transportes, na segurança etc”.
O 1º secretário aconselha aos jovens que também façam política porque, por meio dela, é possível mudar ” para melhor ” a sociedade brasileira.
Leia o Manual do Candidato (disponível no Portal da Assembleia – www.al.sp.gov.br, no link Parlamento Jovem) e veja como participar, junto com sua escola, do Parlamento Jovem da Assembleia paulista.
fonte: Agência Alesp