Prêmio Josué de Castro será entregue dia 16

04/10/2012

Segurança Alimentar

O Prêmio e a Semana “Josué de Castro” do Combate à Fome e à Desnutrição, instituído pelo deputado Simão Pedro (lei 12.045/2005), será entregue no próximo dia 16 de outubro, em local a ser definido.

O governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP, premiará iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

Os vencedores serão conhecidos na edição no Diário Oficial do Estado de 10 de outubro. As categorias a serem premiadas são: melhor pesquisa científica e melhor programa ou projeto de política pública.

Josué de Castro

O grande cientista e médico pernambucano Josué Apolônio de Castro dedicou sua vida à luta contra os problemas sociais causadores da fome e da pobreza em nosso país.

Suas principais obras – “Geografia da Fome”, “Geopolítica da Fome” e “Homens e Caranguejos” – são clássicos do pensamento brasileiro e leitura fundamental para a compreensão dos problemas de nosso país. O autor foi um dos primeiros cientistas a mostrar que a fome e a miséria não são frutos de intempéries naturais como a seca, mas sim de problemas estruturais de nossa sociedade, como a desigual distribuição de renda.

A lei de autoria petista tem o objetivo de prestar homenagem ao Brasileiro Josué de Castro, com a instituição da Semana, cujo objetivo é estimular a reflexão sobre o direito constitucional de todos os brasileiros de se alimentar de forma digna, e do Prêmio, que visa à valorização das iniciativas concretas, sejam elas pesquisas científicas ou projetos de políticas públicas.

*com informações da Ass. Imprensa – dep. Simão Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.