PT bloqueia negócios de Alckmin na Sabesp

24/08/2017

CENA POLÍTICA

Crédito:

A questão é a universalização?
As emendas do PT ao PL que cria uma nova empresa controladora da Sabesp,também procuram garantir que os recursos adquiridos com a venda de ações e os resultados financeiros da holding sejam destinados exclusivamente a investimentos em saneamento básico, até que se atinja sua universalização. Uma das emendas busca disciplinar a indicação dos diretores da holding. Procura evitar que sejam pessoas que tenham vínculos com acionistas, sejam de natureza profissional, familiar ou empresarial, nos últimos 24 meses da data da indicação. O foco é reduzir a ingerência do setor privado na gestão da Sociedade Controladora e dar primazia a indicações da adm pública.

Educação de Direitos Humanos
O deputado João Paulo Rillo conseguiu convencer os integrantes da Com. de Direitos Humanos da necessidade da criação de uma subcomissão para tratar especificamente da Educação de DH. O requerimento de Rillo foi aprovado nesta quinta (24). Rillo também quer ouvir o presidente da CPFL, Carlos Zamboni Neto, sobre o corte de energia na Flaskô. A fábrica de Sumaré, que produz tambores plásticos, está sob o controle dos trabalhadores desde 2014, quando teve início uma experiência de autogestão para enfrentar o processo de falência da empresa.

Fechamento de agências
Beth Sahão está cobrando esclarecimentos sobre o fechamento de agências do Min. do Trabalho e Emprego em municípios do interior do Estado. A ameaça vem sendo denunciada por entidades sindicais. Beth conseguiu aprovar requerimento para ouvir represente graduado do ministério.

Cotas para mulheres
Mulheres vítimas de violência poderão ter cotas nos programas de habitação de interesse social. PL de Marcia Lia que cria estabelece essa regra foi aprovado nesta quinta (23), na Com. de Direitos Humanos. Proposta ainda depende de votação em plenário.

Contra os cortes no MCMV
A comissão também aprovou moção de Marcia Lia em protesto à decisão do ministro das Cidades de revogar a autorização da Caixa Econ. Federal para a liberação de recursos ao Minha Casa Minha Vida – Entidades. O dinheiro seria destinado à construção de 11.250 moradias.

Na contramão
Na CPI do Detran, o deputado José Zico Prado alertou para possível cartelização de autoescolas. Diante do tema, o diretor de habilitação do órgão, Raul Vicentini, elogiou proposta de Zico para fixar taxas de emissão da CNH, prevendo valor a ser pago em caso de reprovação, e quem sabe delimitando quantia para pagamentos.

Temer tresloucou
Na corrida maluca de Temer contra o Brasil, ele decide lançar, de uma só vez, um pacote de privatizações. Já está à disposição de empresários a administração de 14 aeroportos, 11 lotes de linhas de transmissão; 15 terminais portuários e parte da Eletrobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *