Representação
O líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado José Zico Prado, protocolou representação, no Ministério Público Estadual, solicitando a instauração de procedimento para apuração das irregularidades dos atos administrativos que determinaram a reintegração de posse sem ordem judicial de prédios públicos da rede estadual de Educação na última sexta-feira (13/5).
Zico Prado pede ainda que seja investigado eventual abuso de autoridade na desocupação das escolas e diretorias de ensino com uso da força policial, além da adoção de medidas que visem evitar que essa prática se torne recorrente.
O governo do Estado age de forma arbitrária, ilegal e sem decisão judicial que o ampare, caracterizando abuso de autoridade a determinação de desocupar, com uso de força policial, os prédios ocupados por estudantes que lutam por melhorias na merenda, afirmou o líder petista.
O deputado também ressalta o fato de que, ao proceder dessa maneira, o governador Geraldo Alckmin desconsiderou qualquer possibilidade de negociação e mediação.
Truculência
Os estudantes que ocupavam a Etesp (Escola Técnica Estadual de São Paulo) e três órgãos regionais de ensino (Centro-Oeste, Norte 1 e uma em Guarulhos) foram levados para delegacias durante ação da PM para desocupar os prédios. Pelo menos 70 adolescentes foram encaminhadas para quatro Distritos Policiais (3º, 7º, 23º e 1º de Guarulhos).
Os jovens alegam que foram tirados dos prédios com violência e conduzidos em ônibus para prestarem depoimento nos distritos sem o acompanhamento de advogados, dos seus responsáveis ou de conselheiros tutelares.
A desocupação das escolas sem decisão judicial configura abuso de autoridade, que afronta o Estado Democrático de Direito, garante o deputado José Zico Prado.
Fernanda Fiot