Investigação
Com o objetivo de investigar a execução orçamentária da Universidade de São Paulo nos últimos anos, a Bancada do PT na Assembleia Legislativa está coletando assinaturas para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito CPI da USP.
A motivação do requerimento, de autoria do deputado Edinho Silva, foi uma carta do atual reitor da Universidade, professor titular Marco Antônio Zago, endereçada à comunidade acadêmica da instituição. Na carta, o reitor citou que desde 2011, os gastos com pessoal na Universidade têm aumentado preocupantemente e, em 2013, os gastos comprometeram o equivalente a 105% do orçamento. De acordo com os dados divulgados pela atual reitoria, em 2011 os gastos com pessoal consumiam 80% do orçamento, porcentagem considerada, até então, adequada.
Para Edinho, a constituição da CPI é importante para apurar a situação e quais os ônus essa questão pode acarretar à Universidade. É atribuição da Assembleia Legislativa a fiscalização, principalmente por se tratar de uma instituição pública. É urgente a necessidade de constituição de CPI para investigar a extensão dessas irregularidades e os problemas que acarretam aos cofres públicos e aos cidadãos, salientou.
O parlamentar ressaltou ainda que esses números são preocupantes, pois a USP é uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina e a maior universidade pública brasileira.
Até agora o partido levantou 25 assinaturas, entre membros da própria bancada e partidos de oposição como PSOL e PCdoB.
fonte: Ass. de Imprensa dep. Edinho Silva