Quase 8 milhões no plebiscito da reforma política

24/09/2014

Constituinte

Com cerca de 90% dos votos apurados, 97,05% dos participantes disseram sim para a criação de uma assembleia constituinte exclusiva que atualize leis eleitorais no país

Nada menos do que 7.754.436 pessoas votaram no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. E a esmagadora maioria, mais precisamente 97,05% do total apurado, optou pelo “sim”, ou seja, pela criação do colegiado que reestruturaria o sistema eleitoral brasileiro.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (24/9). Houve, ainda, 2,57% de votos para o “não” e 0,37% de brancos e nulos. O plebiscito foi promovido por movimentos sociais, como a CUT e o Sindicato, e não tem poder legal, já que apenas o Congresso Nacional pode criar um. A ideia dos organizadores é pressionar os parlamentares para que uma consulta popular oficial seja feita.

O número divulgado representa 90% dos votos apurados, entre cédulas convencionais e via internet. Ao todo, foram 40 mil urnas físicas espalhadas por dois mil comitês distribuídos por todos os estados do país. A votação foi de 1º a 8 de setembro.

fonte: Sindicato dos Bancários de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.