Repúdio à truculência do governo tucano contra estudantes de Bauru

02/06/2016

Iniciativa do PT

O deputado Luiz Fernando Teixeira, protocolou na sexta-feira (20/5) uma denúncia e pedido de esclarecimento, junto à Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar do Estado de SP, Corregedoria da Polícia Militar e Ouvidoria da Polícia Militar, sobre o caso dos estudantes agredidos em uma república de Bauru, no Interior do Estado.

O caso ocorreu na noite do domingo, 15/5, quando policiais se dirigiram ao imóvel que sedia uma república de alunos, para atender uma ocorrência de “perturbação do sossego”.

Oportuno registrar a desproporcionalidade de força aplicada por parte do Estado, que nesta ação utilizou 11 viaturas da PM, incluindo uma da Força Tática, para atender uma ocorrência que envolvia aproximadamente 35 estudantes.

O parlamentar solicitou esclarecimentos: sobre a legitimidade da ação, que pode ser considerada “invasão do domicilio”, pois não houve mandado; de quem partiu a ordem para que os policiais utilizassem de violência, com uso de bombas de efeito moral, gás pimenta e balas de borracha contra os moradores da república participantes do churrasco e que resultou em 6 jovens feridos e também sobre a possibilidade de haver uma questão política envolvida, considerando que os mesmos jovens organizaram e participaram de manifestação contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, pouco antes da confraternização.

“A violência contra estudantes tem sido fato noticiado recorrentemente, e a frequente aplicação de força e abuso de poder precisa ser esclarecida pelo Governo, que deve apurar e punir os culpados. Não se pode permitir que ações desastrosas como esta continuem ocorrendo, sob o pretexto de manutenção da ordem. Não estamos mais no sombrio período da ditadura militar, o governo tucano precisa se desprender de sua lógica autoritária.” afirmou o deputado.

da assessoria do dep. Luiz Fernando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *