Insegurança
O Estado de São Paulo registra um prejuízo de R$ 148 milhões em roubo a cargas no primeiro semestre deste ano. São 3.345 ocorrências registradas – mais da metade só na Capital. As zonas Leste e Norte são as regiões que concentram o maior número de crimes. É o que mostra levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp).
Dos 1.727 crimes dessa natureza registrados na Capital, 549 (ou 31,8%) aconteceram na área Leste e 483 (28%), na Norte.
Houve aumento no prejuízo registrado neste ano em comparação com o mesmo período de 2010, quando foram levados R$ 136 milhões em cargas pelos criminosos.
Segundo os dados do Setcesp, janeiro foi o mês com maior número de ocorrências, com 693 casos. As quartas-feiras são os dias preferidos pelos assaltantes para cometer os roubos, com 722 registros. O horário mais perigoso é entre 10h e 12h (649 ocorrências), seguido pelo período entre 12h e 14h (540). O horário em que houve menos registros foi entre meia-noite 2h (83) e das 2h às 4h (96).
Profissionais dos Correios também sofrem com o tipo de ação dos criminosos. Em nota, a empresa informou que adota a escolta armada em algumas atividades externas. A medida, assim como na empresa de entregas, tem como objetivo garantir a segurança dos profissionais.
Veículos roubados também cresceram
Estatísticas mensais da criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), apontaram que o total de veículos roubados também aumentou no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. Os furtos de veículos cresceram em 7,77%, enquanto os roubos de carros cresceram 9,77%.
*com informações do G1