São Paulo vive onda de chacinas e impunidade

30/09/2014

Onda de violência

São Paulo vive onda chacinas e impunidade

A crescente onda de violência e o baixo índice de esclarecimento são duas realidades complementares no cotidiano de violência dos moradores de São Paulo.
Segundo pesquisa realizada pelo Insper – (Insituto de Ensino e Pesquisa) e apresentado no 3º Fórum Insper de Políticas Públicas, a maioria das vítimas de violência não leva o fato ao conhecimento da polícia, por medo de represálias ou por achar perda de tempo.

Segundo levantamento da Secretaria estadual de Segurança Pública, os 93 distritos policiais da cidade de São Paulo realização em média três detenções a cada 100 delitos graves.
Ente os crimes não elucidados estão as chacinas, que só no primeiro semestre do ano passado atingiu 63 vítimas em todo o Estado de São Paulo.

Apenas nesta semana quatro pessoas foram encontradas mortas sob uma ponte na zona leste da capital, na manhã desta segunda- feira. Os corpos de três homens e uma mulher estavam ao lado de um córrego e ainda não foram identificados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as vítimas apresentaram ferimentos provocados por tiros.

No mesmo dia na cidade de Jacareí, situada no Vale do Paraíba, corpos de dois homens foram encontrados em um carro abandonado no bairro Pagador Andrade.
A polícia chegou até o local do crime depois de denúncia de moradores. De acordo com os policiais os corpos dos dois homens estavam dentro de um carro com várias marcas de tiros e tinham sinais de que foram arrastados antes de serem colocados no veículo.

Um dos homens, de 37 anos, havia saído da cadeia em fevereiro desse ano e já cumpriu pena por dois roubos, receptação e furtos. A outra vítima é um adolescente de 17 anos, que é de São José e já era conhecido no meio policial em ocorrências por tráfico de drogas e furto de veículos.

Na madrugada do domingo dia 28/9, um casal foi encontrado morto dentro de um micro-ônibus na Avenida Inajar de Souza, no Jardim Peri, na Zona Norte de São Paulo. Segundo a PM, por volta das 3h, os corpos de um homem e uma mulher foram localizados com lesões causadas por arma de fogo.
A PM ainda não tem informações do que teria motivado o crime. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, na Vila Penteado, e encaminhado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).(rm)

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *