Sebastião Almeida recebe prêmio de destaque do setor Sócio Ambiental

11/12/2007 15:12:00

Meio Ambiente

O deputado estadual Sebastião Almeida recebeu nesta segunda-feira (10/12) um prêmio em reconhecimento ao projeto de lei 534/07, aprovado esse ano, que determina a substituição de sacolas de plástico filme por materiais oxibiodegradáveis, que desaparecem mais rapidamente no ambiente. Almeida vai recebeu um certificado pela contribuição à sociedade e ao meio ambiente em 2007, oferecido pelo Instituto para Defesa da Vida e pela ONG iGWC (International Global Water Coalition), sediada em Genebra. 

“É um prazer receber essa honraria. Isso fortalece minha luta pelo Meio Ambiente na Assembléia Legislativa e me dá ainda mais coragem para tentar derrubar o veto irresponsável do governador José Serra contra o meu projeto”, afirma Almeida. O evento na Alesp também serve para lembrar as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, com atividades como uma conferência e uma vigília, num total de 32 horas interruptas de mobilizações a favor de causas sociais.

Almeida já iniciou as negociações com os deputados da Casa para tentar derrubar o veto de Serra ainda neste mês. “A Secretaria do Meio Ambiente se equivocou. Prova disso é que o secretário Xico Graziano assinou um documento reconhecendo que não existiam estudos técnicos para justificar o veto”, recorda Almeida. “É mais uma manobra desastrosa do governo do Estado na área do Meio Ambiente”.

Almeida foi eleito democraticamente para o prêmio junto com outras personalidades do setor sócio-ambiental, empresas, instituições e representantes de cidades do País. O nome do deputado foi escolhido em uma votação com a sociedade civil. Mais de 13 mil questionários foram distribuídos pelo Instituto para Defesa da Vida pelo país, englobando as categorias: Personalidades civis e políticas, Instituições, Empresas, Transportes, Turismo, Comunicação, Marca e Cidade. Das indicações avaliadas, 20 receberam a certificação da iGWC (International Global Water Coalition). 

Segundo o secretário geral do instituto, Leonardo Morelli, a certificação segue padrões internacionais. “Reconhecer as ações sustentáveis destes indicados é criar um vínculo de compromisso com a sociedade e com o meio ambiente”, explica o ambientalista. Ele defende a credibilidade da certificação, que é realizada por meio de amplo processo popular. “São pessoas, instituições e entidades lembradas pela sociedade pela preocupação e contribuição para a preservação da água, do solo, do ar e, principalmente, da vida”, declara Morelli. 

Confira as categorias e os homenageados na Alesp:

Personalidades civis

– Araceli Ferreira – coordenadora do Grupo de Pesquisa em Contabilidade ambiental e relatórios sociais da UFRJ

– Paulo Martins, coordenador da Rede Nanotecnologia e Sociedade

– Dom Mauro Morelli

Personalidades políticas

– Deputado Estadual Sebastião Almeida 

Instituições

– Fundacentro/SP

– Saae de Indaiatuba 

– Sindsprev Comunitário/RJ

– Sell/SP

– Associação Lar Espírita Cristão Elisabeth – Guarujá/SP

 Empresas

– Grupo Senpar – Itu/SP

– Res-Brasil 

Indústrias

– Sagatiba

– Metalúrgica Mital

– Indústria de Móveis Todeschini

Transportes

– Metrô de São Paulo (Companhia do Metropolitano) 

Sistema financeiro

– Banco BNDS 

Turismo

– Rede Leading Hotels (Casa Grande Hotel) – Guarujá/SP 

Comunicação

– ALL TV 

Marca

– Banco Itaú

– Nokia

Cidade

– Indaiatuba/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *