Amanhã 19.6, a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa receberá a Secretária estadual da Educação Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos para falar a respeito da maquiagem das escolas de lata. Em maio deste ano a imprensa publicou matéria com a denúncia de que o Estado decidiu maquiar cerca de 76 escolas de lata que estão recebendo novos pisos, telhados, revestimento de feltro de lã, para isolar o calor e os barulhos internos.
No entanto, professores e alunos continuam reclamando do calor, barulho e da iluminação insuficiente. O governo de José Serra investiu cerca de R$ 4 milhões, nesse modelo conhecido como padrão Nakamura e mantém 40 unidades na cidade de São Paulo, 19 na Região Metropolitana e 17 no interior.
Além dessa questão serão abordados também o corte de investimentos no Programa Escola da Família, o projeto de acessibilidade nas escolas públicas- previsto no Ajustamento de Termo de Conduta junto ao Ministério Público- atualmente das cerca de 5 mil unidades, apenas 642 escolas estão adaptadas e ainda a reserva de 5% de vagas do total de professores de cada Diretoria Regional de Ensino para portadores de deficiência.