Gestão Pública

Convidado pelas comissões de Administração Pública e Finanças e Orçamento para fazer uma exposição sobre as diretrizes e planos de atuação da Secretaria Estadual de Gestão Pública, o secretário Sidney Beraldo chegou até a porta do Plenário Tiradentes e foi retirado por deputados tucanos.
O presidente da comissão Vicente Cândido, ao lado dos deputados do líder da Bancada do PT, Simão Pedro e dos deputados petistas Adriano Diogo, Roberto Felício e Rui Falcão ficaram atônitos com a atitude. “O mais surpreendende foi o papel ao qual Sidney Beraldo se submeteu, em entrar na porta do plenário e sair de forma sorrateira. Fugir.”, argumentou o deputado petista Adriano Diogo.
Os tucanos usaram da manobra regimental de “não dar quorum” nos primeiros quinze minutos e, assim, impedir a realização da audiência.
Diante do público presente, a maior parte representantes de entidades do funcionalismo público, o presidente Vicente Cândido respondeu ao deputado da base governista, Vítor Sapienza, que mesmo sem quorum, mas pela presença do secretário Beraldo na Casa e vários deputados na Comissão, poderia ser acordado da audiência acontecer de forma informal. Mas o acordo não aconteceu, assim como a audiência.
“O comportamento do secretário Beraldo só poder ser considerado uma falta de respeito a esta Casa, inclusive que ele até já presidiu. Acredito que os tucanos estão com medo de serem questionados sobre irregularidades na sua administração do Estado e por isso fogem de vir as comissões. Também cancelaram a vinda do vice-governador que estava agendada”. Apontou Roberto Felício.
O líder da Bancada do PT, Simão Pedro, argumentou que a presença do secretário seria muito interessante no sentido de esclarecer projetos de lei encaminhados pelo governo que criam cargos e secretárias, além das questões trabalhistas e salariais dos servidores públicos. “Só podemos considerar um comportamento desrespeito do secretário Beraldo de dos deputados do PSDB a todos os presentes no plenário”, salientou Simão Pedro.
Após este constrangimento e os protestos da Bancada petista a reunião não aconteceu, nem de forma informal conforme havia sido proposto.