Secretário diz que governo vai adotar bloqueadores de celular nos presídios

25/09/2013

Adminstração Penitenciária

Crédito: PT Alesp

Secretário de Administração Penitenciária diz que governo vai adotar bloqueadores de celular nos presídios

A realidade e as condições do sitema penitenciário de São Paulo, foi apresentado hoje (25/09), pelo secretário estadual da administração penitenciária, Lourival Gomes, na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Recebidos pelos integrantes do PT na Comissão, deputados Marco Aurélio e Hamilton Pereira, o secretário na primeiro momento informou que em dezembro de 2011, a população carcerária do Estado era de 180.333 detentos. Em 2012 a população subiu para 196.354 presos.

Ainda segundo Lourival atualmente São Paulo tem 208 mil presos, ou seja 40% dos encarcerados do país, desse total 13 mil são mulheres, o que significa 3% do contigente carcerário do Estado. O secretário informou ainda que o Estado gasta cerca de R$ 1.350, por preso.

A adoção de sistema de identificação biométrica, saúde mental e projeto horizonte, todos de autoria do deputado Hamilton Pereira, de perspectivas de reintegração dos detentos á sociedade e voltado para fortalecer o sistema de segurança dos presídios. Lourival respondeu que iria verificar com carinho.

Marco Aurélio por sua vez indagou sobre o nível de escolaridade e estatística de recuperação e reintegração dos presos, mais um vez o secretário disse que não tinha os dados e que enviaria para o parlamentar.

A falta de material de higiene nos presídios, outra questão colocada por Marco Aurélio, foi confirmada pelo secretário, que admitiu que o problema, de fato havia ocorrido por conta da dificuldade na distribuição do material, mas afirmou que a questão já estava equacionada.

Quanto a presença e domiínio das prisões pelo PCC, o secretário atribiu o fato a presença de celulares no interior dos presídios e que o Estado está combatendo esta situação, com a abertura de processo para contratação de empresas que irão bloquear o sinal de celulares nas cadeias de São Paulo.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.