Seminário discute criação de políticas de promoção da igualdade racial

02/11/2007 11:10:00

Igualdade Racial

Crédito:

A criação de políticas de promoção da igualdade racial será tema de debate na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo nos dias 5, 6 e 7 de novembro: o Seminário Nacional de Ações Afirmativas, que reunirá importantes autoridades, intelectuais, empresários e lideranças estaduais e nacionais, entre elas os Ministros Matilde Ribeiro, Tarso Genro e Orlando Silva Júnior, o Governador José Serra, o Presidente do Legislativo Paulista, deputado Vaz de Lima, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, o Prefeito Gilberto Kassab, o Presidente do Tribunal de Justiça, Celso Luiz Limongi, o ex-Secretário de Estado da Justiça, Hédio Silva Júnior, o ex-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, o Presidente da Fiesp, Paulo Skaff, os deputados Simão Pedro (líder da Bancada do PT), Vicente Cândido (PT), José Cândido (PT), José Bruno, Major Olímpio e Luciano Batista, o Presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo e o Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Paulo Cesar de Almeida.

Organizado pela Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, da Assembléia Legislativa, e pelo S.O.S. Racismo, o seminário colocará em pauta as políticas de inclusão racial e o combate ao racismo em diversos setores da vida estadual e nacional: na educação, no mercado de trabalho, na política, na segurança pública, na mídia, na cultura e no esporte.

Segundo os organizadores, o objetivo maior do Seminário Nacional é o de promover a interlocução entre as instituições públicas e as privadas no sentido de aprofundar as reflexões sobre estratégias de desenvolvimento de ações afirmativas para a superação da discriminação racial. “Sem dúvida, trata-se do maior evento sobre o tema já realizado na Assembléia Legislativa do Estado”, afirma o deputado Vicente Cândido (PT), coordenador da Frente Parlamentar.

Dividido em oito mesas de debates, nos períodos da manhã e da tarde, os temas vão abranger desde o Ministério Público até a educação. São eles: “Aspectos Legais das Ações Afirmativas”, “Economia e Mercado de Trabalho”, “Identidade Cultural Brasileira”, “Educação no Combate ao Racismo, As Cotas e a Lei 10.639/03”, “O Ministério Público e As Ações Afirmativas”, “Esporte: Valorização Afirmativa”, “Segurança de Desafios: O Fim da Criminalização das Pessoas pela Cor da Pele” e “Mídia e Comunicação”.

O Seminário Nacional de Ações Afirmativas será realizado no auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa (Av. Pedro Álvares Cabral, 201). As inscrições são gratuitas. Maiores informações pelos telefones 3886-6648 e 3886-6652, ou pelo email: feppir@al.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.