Seminário irá debater direitos dos trabalhadores e racismo

21/06/2013

Quarta, dia 26

Participação de ativistas e sindicalistas norte-americanos

Com a participação das centrais sindicais – CUT, UGT, Força Sindical – e as organizações internacionais NAACP e UAW, além de sindicalistas norte-americanos, será realizado o seminário “Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e Combate ao Racismo”, na próxima quarta-feira (26/6), às 10 horas, na Asssembleia Legislativa de São Paulo.

O debate irá focar no apoio à ampliação dos direito de trabalhadores e contra a violação aos direitos conquistados. O seminário também irá discutir a construção de ações no mundo do trabalho e sindical sobre as questões étnico-raciais que promovam a igualdade racial nos diversos âmbitos e esferas.

Com apoio da Bancada dos deputados do PT, o deputado Luiz Claudio Marcolino, líder petista, irá mediar o debate.

Ator Danny Glover no Brasil


O ator norte-americano, Danny Glover, forte defensor público dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo. tem uma série de agendas com autoridades e comunidades no Brasil sobre a questão dos direitos dos trabalhadores.

Glover lidera uma delegação de ativistas dos direitos dos trabalhadores dos Estados Unidos, que estará no Brasil entre os dias 23 e 29 junho, para falar sobre uma das campanhas mais famosas sobre os direitos dos trabalhadores nos EUA, a campanha da Nissan. Atualmente o país sofre uma crise sindical tendo menos de 7% dos trabalhadores do setor privado, sindicalizados.

Caso NISSAN – Mississippi – Estados Unidos

A Nissan foi a montadora que mais cresceu no Brasil nos últimos três anos e está construindo uma nova fábrica em Resende, Rio de Janeiro. A empresa possui uma planta instalada conjuntamente com a Renault em São José dos Pinhais – Curitiba, Paraná.

Trabalhadores da Nissan em todo o mundo têm representação sindical e negociação coletiva, mas não nos EUA. Além disso, aproximadamente metade dos trabalhadores da Nissan EUA são temporários. Trabalhadores e líderes comunitários nos EUA exigem que a empresa respeite o processo democrático de sindicalização de seus trabalhadores. A reação da empresa até agora, tem sido de intimidação, inclusive com ameaça de demissão e fechamento da fábrica.

Agendas Danny Glover no Brasil:

. 29/6 – Visita a comunidade Heliópolis e quadra das Gaviões da Fiel, acompanhado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino
. 30/6 – Reunião com Líderes Sindicais CUT, Força Sindical, CNTM, UGT
. 1/7 – Reunião com o ex-presidente Lula e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
. 1/7 – Reunião com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rafael Marques
. 2/7 – Reuniões em Brasília na Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.