Crack
Por iniciativa dos deputados Donisete Braga e Enio Tatto, a Assembleia Legislativa de São Paulo, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios CNM, promove o I Seminário paulista sobre a política de enfrentamento ao crack e outras drogas. O objetivo do encontro, marcado para 5 de abril, é o de mobilizar e dialogar com os municípios paulistas identificando as principais demandas, dificuldades e proposta de soluções para enfrentar o problema.
Dados do Ministério da Saúde apontam 600 mil usuários da droga no país. Estimativas são de que o consumo do crack leve cerca de 300 mil pessoas à morte nos próximos seis anos.
De acordo com uma pesquisa publicada pela CNM em dezembro de 2010, o consumo do crack se disseminou em mais de 3,8 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros, e até o momento a grande maioria não recebeu o apoio necessário.
Os parlamentares se dizem preocupados com essa situação alarmante. Para o encontro, estão convidando representantes dos ministérios da Saúde e Justiça; secretaria Estadual da Saúde, além de promotores de justiça e especialista na área de saúde.
Políticas públicas
O governo federal, já este ano, anunciou a implantação de 49 Centros Regionais de Referência em Crack e outras Drogas. Os Centros – que funcionarão nas universidades – vão capacitar profissionais da saúde e educação que atuam com o tema da dependência química. O governo federal também aumentou o número de leitos do SUS para atender os dependentes da droga.
Já o governo de São Paulo não tem políticas públicas efetivas nessa área. Dos 520 municípios paulistas consultados pela CNM, apenas dois disseram que contam com apoio do governo estadual.
I Seminário de Enfrentamento ao Crack
Data: 5/4/2011
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Plenário Paulo Kobayashi Assembleia Legislativa de SP
Programação:
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura Oficial
Deputado Donisete Braga
Deputado Enio Tatto
9h15 – Confederação Nacional de Municípios (CNM) Presidente Paulo Roberto Ziulkoski
9h30 – Associação Paulista de Municípios (APM) Presidente Marcos Monte
9h45 – Dra. Rosangela Elias – Representante da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
10h – Dr. Nilson Paschoa e Dr.Wladimir Taborda da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo
10h15 – Representante do Ministério da Saúde
10h30 – Debate e apresentação de propostas
12h – Intervalo para almoço
Período da tarde sob coordenação do médico Dr. Eurípedes Barsanulfo (assessor de Saúde da Bancada Estadual do PT)
13h30 – Dr. Ronaldo Laranjeira Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
13h45h – Representante do Ministério da Justiça – SENAD
14h – Promotor Coordenador de Saúde do Ministério Público de SP, Dr. Reynaldo Mapelle Jr.
14h15 – Presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, Mauro Gomes Aranha de Lima
14h30 – Promotor Coordenador do Centro Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público SP, Dr Lélio Ferraz de Siqueira Neto.
14h45 – Debates e apresentação de propostas
16h – Encaminhamentos das propostas e elaboração de documento final
18h – Encerramento