Seminário vai discutir tempos da ditadura militar

23/08/2012

Dias 30 e 31/8 e 1/9

Seminário vai discutir tempos da ditadura no Brasil e na Argentina

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, presidida pelo deputado petista Adriano Diogo, e do Instituto do Legislativo Paulista, em parceria com o Instituto de Psicologia da USP, o Instituto de Estudos sobre Violência do Estado e a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, promove o seminário Psicanálise, Política e Memória em Tempos Sombrios: Brasil e Argentina.

O evento reúne especialistas como a psicanalista Fabiana Rousseaux, diretora do Centro de Assistência a Vítimas de Violações de Direitos Humanos Dr. Fernando Ulloa (Argentina); o Dr. Roberto Tykanori Kinoshita, coordenador da área técnica de saúde mental, álcool e outras drogas do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde; do psicanalista Paulo Endo, membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e à Violência Institucional e da também psicanalista, membro da Comissão da Verdade Nacional, Maria Rita Kehl.

Coordenado pelo deputado Adriano Diogo e por Janaína Teles, historiadora e pesquisadora da USP, diretora do Instituto de Estudos sobre a Violência do Estado (IEVE), o evento terá três encontros, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.
No dia 30 de agosto, será realizado na Cidade Universitária/USP, no período das 10 às 12h, no Auditório da Biblioteca do Instituto de Psicologia, com o tema Psicanálise, política e ditaduras: a experiência argentina e brasileira.

No período das 14 às 17h, o encontro será no Auditório Carolina Bori ” Bloco G, no mesmo instituto, com a mesa redonda Psicanálise, políticas e ditaduras. As duas atividades contam com a participação de Fabiana Rousseaux, Paulo Endo e Janaína Teles.

No dia 31 de agosto o encontro será no Auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa ” Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera , com a Mesa redonda O atendimento às vítimas da violência do estado: Brasil e Argentina, das 10 às 13h. Coordenado pelo deputado Adriano Diogo, reunirá Fabiana Rousseaux, Paulo Endo , Janaína Teles e Roberto Tykanori Kinoshita.

No dia 1º de setembro, o encontro acontecerá no período da tarde, das 14 às 17h, também na Assembleia Legislativa e reunirá Fabiana Rousseau e Maria Rita Kehl.
O evento é aberto à participação de interessados, limitada à lotação dos auditórios.

Outras informações podem ser obtidas por mensagem eletrônica encaminhada ao endereço instituto@al.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *