Sexualidade e saúde da mulher na Terceira Idade são temas de audiência pública

18/03/2008 14:47:00

Frente Parlamentar

‘A sexualidade e a Saúde da Mulher na Terceira Idade’. Este é o tema da 37ª audiência pública da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável da Assembléia Legislativa, que acontece nesta quarta-feira (dia 19). O palestrante será o secretário municipal de Saúde de Guarujá, Benjamin Rodriguez Lopez. Sob coordenação da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), o evento acontece, partir das 14h, no Auditório Franco Montoro (Av. Pedro Alvarez Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo).

Conforme explica a deputada Prandi, criadora e coordenadora da Frente Parlamentar, a escolha do tema foi uma forma de integrar a atividade às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último 8 de março. “Esta geração de idosos está quebrando uma série de tabus e a questão da sexualidade na Terceira Idade é um deles. Muitas dessas mulheres já enfrentaram e venceram esta mesma barreira quando jovens, na luta pela liberdade sexual”, enfatiza a parlamentar.

A deputada Prandi também ressalta o fato de o evento acontecer exatamente na semana em que a Secretaria Estadual de Saúde divulga índices que apontam o crescimento da Aids entre os idosos, especialmente as mulheres. “Há três anos proponho a adoção de uma Política Estadual de Prevenção e Atenção a Aids na Terceira Idade”, recorda a parlamentar, autora do Projeto de Lei 858/05.

Pronta para ser votada em plenário desde setembro do ano passado, a proposta define as bases para uma política de atenção à saúde do idoso portador de HIV/Aids, visando também a prevenção e o combate à doença. O projeto foi formulado com base em pesquisa da professora e gerontóloga Gylce Eloísa Panitz Cruz sobre o crescimento da incidência da doença na Terceira Idade. Gylce é autora da tese ‘A nova idade da Aids – Um perfil epidemiológico de Portadores Idosos’.

CORAL DO SESC

 

 

Como é tradição nos encontros promovidos pela Frente Parlamentar, a audiência pública de amanhã também abrirá espaço para a música. A apresentação ficará por conta do Coral da Terceira Idade do Sesc/Santos. A regência é da maestrina Sandra Diogo Moço. “É um momento de descontração e beleza, que traz alegria a todos os participantes. Estou certa que o Coral do Sesc irá nos brindar com mais uma brilhante apresentação”, conclui a deputada Prandi.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.