Sistema de freio sem troca desde 1989

05/11/2012

Bonde acidentado

Sistema de rodas e freio de bonde acidentado não era trocado desde 1989

Bonde turístico que se acidentou na noite de sábado (3/11) em Santo Antônio do Pinhal, causando a morte de três pessoas e deixando 41 feridas, não tinha sistema de rodas e freios trocado desde 1989.

O governador Geraldo Alckmin, em julho passado, participou de uma cerimônia de entrega do bonde que, segundo ele, estaria reformado. Mas era só “maquiagem”. Na ocasião, também prometeu investimentos na estrada de ferro, o que também não aconteceu.

De acordo com Ayrton Camargo, diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a reforma pela qual passou o bonde não envolveu a parte mecânica. Ela contemplou apenas a instalação de novas janelas, poltronas e fórmicas laterais.

Adquirida em 1924, com estrutura de madeira, a Automotriz A2, como era chamada, passou pela primeira reforma em 1963. “Em 1989, os truques, rodas e eixos foram trocados e de lá para cá são feitas manutenções periódicas”, afirmou Camargo.

O acidente
O acidente aconteceu por volta das 18h de sábado (3/11), após o trem turístico que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, sair dos trilhos, bater em um barranco e tombar.

Com informações do jornal Diário de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *