SP-101 terá mais passarelas e barreira central entre Campinas e Hortolândia

30/09/2008 15:22:00

Hortolândia

Crédito:

 

A Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a SP-101, que liga Campinas à Capivari, vai receber cinco passarelas e barreira de concreto no canteiro central, antes mesmo da concessão anunciada pelo Governo do Estado. A obra é defendida pela deputada estadual Ana Perugini em virtude da via ser considerada uma das mais perigosas da região.

Em reunião na Divisão Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-01), em Campinas, a deputada Ana Perugini, acompanhada de um representante do movimento popular A Vida Pede Passagem, tomou conhecimento das medidas administrativas tomadas pelo Estado. A informação das melhorias na SP-101 foi confirmada pelo diretor regional Cleiton Luiz de Souza. Desde março de 2007, quando assumiu o mandato na Assembléia Legislativa, Ana Perugini participou de mobilizações ao longo da via e de reuniões na Secretaria de Transportes do Estado, defendendo ações que contribuíssem para a segurança de motoristas e pedestres.

Para a parlamentar, a rodovia passou a ter o perfil de uma avenida, tendo em vista o número de lombadas. A substituição da barreira de alambrado, existente hoje, pela de concreto, dificultará a travessia fora dos pontos com passarelas. “As passarelas são equipamentos importantes e a barreira de concreto fará com que as pessoas sejam obrigadas a buscá-las para a travessia. É preciso dar opções para os pedestres”, analisa Ana Perugini. Dados do DER-01 apontam que, de janeiro a agosto deste ano, 12 pessoas morreram em virtude de acidentes na SP-101, quatro delas, atropeladas.

De acordo com o edital de licitação, a barreira de concreto no canteiro central será instalada a partir do KM 0 até o KM 11,5 (exatamente o trecho já duplicado da via, entre Campinas e Hortolândia). As passarelas serão construídas nos quilômetros 6 + 100m, 7 + 100m, 7+ 700m, 9 + 100m e 11 + 300m. A previsão é de que as obras comecem a partir de novembro. A empresa responsável pela execução do trabalho será conhecida no dia 19 de setembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.