SP precisa de uma Secretaria voltada às mulheres

03/10/2012

Políticas públicas

Neste mês de outubro em que acontece a campanha de conscientização conhecida como Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e combate ao câncer de mama, a deputada Ana Perugini acredita ser o momento oportuno para exigir do governador Geraldo Alckmim a criação de uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, assim como já fez o governo federal.

A deputada do PT, que coordena as atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, afirma que “é passada a hora de criarmos políticas públicas para as mulheres no Estado de São Paulo para garantir a promoção de direitos e de justiça social”.

A cada dia, a mulher tem assumido um papel de destaque na sociedade brasileira. Na família, são muitos os lares administrados por mulheres, que já provaram que tem mais competência para a tarefa. Nas famílias onde as mulheres são as “gestoras”, seus integrantes comem melhor, se vestem melhor, vivem uma vida mais digna. Por este motivo, a deputada tem uma atenção especial à saúde da mulher, além de se dedicar à libertação plena das mulheres, num país onde ainda vigoram a violência doméstica e o preconceito.

Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. Para o ano de 2012 foram estimados 52.680 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 52,5 casos por 100 mil mulheres.

Como surgiu o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

*com informações da Ass. Imprensa – dep. Ana Perugini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *