Iniciativa da Bancada
Mais uma vitória da Bancada do PT na Assembleia Legislativa. O Superior Tribunal de Justiça vai apurar possíveis irregularidades na campanha publicitária da Sabesp veiculada em todo o País. A pedido do líder da Bancada, deputado Rui Falcão, o subprocurador-geral da República, Francisco Dias Teixeira, solicitou ao STJ sindicância sobre o fato de a estatal utilizar dinheiro do contribuinte paulista para fazer propaganda em outros estados.
Até telespectadores do Acre puderam ver os anúncios da Companhia de Saneamento de São Paulo. Os anúncios custaram 43 milhões 700 mil e já haviam sido denunciados por moradores de outros Estados.
Vi propaganda da Sabesp aqui no Rio Grande do Sul – confesso que estranhei – o que é que o povo gaúcho tem que ver com isso? Deve estar gastando o dinheiro da venda da Nossa Caixa, escreveu Antônio Valadão, residente no Rio Grande do Sul, ao site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim.
Aqui no Acre, que nem praia tem, tá passando propaganda sobre a atuação do Governo de São Paulo no litoral, comentou indignado Rafhael Bezerra, que está no Acre (aproximadamente 3600 quilômetros distante da capital paulista).
O pedido do líder da Bancada petista baseia-se no fato amplamente divulgado de que o governador José Serra dobrou o orçamento para publicidade em 2009, ano que antecede a eleição presidencial. O governo tucano terá R$ 313 milhões de verba publicitária a disposição no próximo ano, contra R$ 166 milhões que destinou a essa área no orçamento de 2008.
Leia aqui reportagens do Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, e do Jornal Folha de São Paulo, veiculadas nesta sexta-feira (05/06)