Iniciativa do PT
Nesta quinta-feira (12/5), a deputada Marcia Lia coordenou a primeira reunião da subcomissão de Educação no Campo. Ela abriu os trabalhos explicando as razões que a levaram a solicitar a criação dessa subcomissão. Ressaltou a grande quantidade de escolas no campo que vêm sendo fechadas.
De acordo com a deputada, o objetivo da subcomissão é promover estudos para oferecer uma educação escolar específica associada à produção de vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Marcia Lia citou a experiência exitosa do município de Araraquara, que criou escolas do campo em assentamentos. A constituição garante o acesso à Educação a todas as pessoas. Aquele menino que mora em um rincão não tem culpa disso e o Estado tem que atendê-lo, afirmou a deputada.
Participaram da reunião representantes de entidades como Itesp, Ministério do Desenvolvimento Agrário, MST, além da secretaria estadual de Educação.
Fernanda Fiot