Corrupção
O jornal de economia Wall Street Journal (Estados Unidos), desta terça-feira (6/5), publica reportagem sobre a investigação de autoridades francesas e suíças sobre a empresa francesa de engenharia pesada Alstom, que teria pago milhões de dólares em propinas para obter contratos na Ásia e na América do Sul, inclusive um contrato com o Metrô de São Paulo.
Segundo o jornal, autoridades policiais suíças se encontraram com policiais brasileiros para discutir o pagamento de propinas no valor de US$ 6,8 milhões que a Alstom teria pago para conseguir um contrato de US$ 45 milhões para expansão do metrô
Alguns dos projetos envolvidos, inclusive o do metrô
As autoridades suíças já pediram formalmente a ajuda das polícias brasileira e francesa. O pedido informa os nomes de 24 pessoas sob suspeita de receber suborno ou colaborar para o pagamento. A lista inclui um brasileiro que teria negociado com representantes de Alstom. Ele se dizia um intermediário de um político, cujo nome não foi divulgado, segundo um documento da Alstom. O brasileiro teria oferecido apoio político para o projeto no metrô paulista, em troca de comissão de 7,5%, revela o documento. Não está claro se o pagamento foi feito ou não.