Tucanos permitem destruição de mananciais

19/03/2009 19:25:00

Dia Mundial da Água

Crédito:

 

 

A Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa, coordenada pelo deputado José Cândido, realizou nesta quinta-feira, a audiência pública “A Situação dos Mananciais na Região Metropolitana de São Paulo”. O evento integra a programação ao Dia Mundial da Água, que será comemorado no próximo domingo, dia 22, e acontece paralelamente ao V Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Istambul, na Turquia. Também para discutir os problemas de abastecimento e saneamento da água.

Participaram da audiência, realizada no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, o professor de Planejamento Urbano, Renato Tagnin, o secretário de Política Urbana de Suzano, Miguel Reis Afonso, a vereadora de Guarulhos, Luiza Cordeiro, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, o Sintaema, João Pedro Apolinário.

Pontuada por fotos de enchentes que alagaram a Região Metropolitana de São Paulo na última terça-feira, a apresentação do professor Renato Tagnin, especialista em Planejamento pela Universidade de Roma e professor do Centro Universitário Senac, chamou a atenção para a destruição ambiental provocada pelo Rodoanel, cujas obras estão ocasionando desmatamento e a devastação de áreas de mananciais.

“É ofensiva a nossa inteligência a forma como está sendo feito o Rodoanel. Estão ‘rifando’ as áreas de mananciais”, explicou o professor, que apelidou as obras viárias de “o abraço da sucuri” devido à devastação ambiental que elas provocam.

Renato Tagnin convocou a platéia formada por ambientalistas e estudantes a lutar para que o Plano Diretor de São Paulo e de outros municípios contemple, especialmente a preservação das fontes de abastecimento das regiões urbanas, cada vez mais densas e populosas.

Para o professor, as enchentes dos últimos dias são a maior prova de que falta planejamento urbano em São Paulo. “Antes, culpavam-se os governantes. Agora parece que as enchentes são obra de Deus. Mas não é Deus o governo de São Paulo e, portanto, as enchentes não são obras divinas”, ironizou Tagnin.

Durante a audiência, o dirigente do Sintaema, João Pedro Apolinário, denunciou a adoção de um programa de demissões na Sabesp.

O deputado José Cândido destacou o fato de que as reivindicações relacionadas às questões ambientais, apresentadas durante a audiência, têm amplo apoio do Legislativo, já que a Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa conta com a adesão de 25 deputados de diversos partidos, nove deles do Partido dos Trabalhadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *