Panenometrô
Usuários do Metrô continuam sofrendo com atrasos, panes e superlotação
Diariamente os usuários do Metrô de São Paulo, enfrentam a sequencia de obstáculos no transporte público metroviário da cidade paulista. Atrasos, superlotação, insegurança e falta de perspectiva de solução.
Os problemas deixaram de ser contabilizados, mas a população se depara diariamente com a realidade de falta de qualidade do sistema metroferroviário que a cada momento apresenta como justificativa, a defasagem na rede de distribuição de energia, pane no sistema pneumático, falha de tração, defeito no sistema de energia.
A questão foi intensamente debatida e cobrada pelos deputados do PT as autoridades do governo Alckmin, em busca de resposta que aponte soluções e um cronograma com o roteiro de ações do governo que efetivamente sinalize que dias melhores virão, com pontualidade, conforto, segurança nos transportes públicos estaduais de São Paulo.
Enquanto isso não acontece a população é penalizada, conforme o relato abaixo, publicado no site do jornal O Estado de S. Paulo, onde uma usuária faz um desabafo ;
CAOS E TUMULTO NO TRANSPORTE PÚBLICO
Gritaria, choro, pessoas desmaiadas e com falta de ar. Essa é a situação que eu presenciei no dia 13/3, na Linha 3-Vermelha do Metrô, às 18h30, no horário de pico. Por uma falha técnica, os trens estavam circulando com velocidade reduzida e com maior tempo de parada, e foi o suficiente para o início de um caos. No vagão em que eu estava, as mulheres reclamavam de homens se aproveitando delas. Já outras pessoas reclamavam de falta de ar, pois o sistema de ventilação não funcionava. Quando o trem se aproximava lentamente das estações, um sentimento de pânico tomava conta de todos. As pessoas tentavam entrar e sair de qualquer maneira. Até quando teremos de passar por situações como essas no transporte público? Será que as autoridades esperam alguém morrer para tomar alguma providência?
Lidiane Suman/SP
O Metrô informa que, apesar de suas equipes técnicas cumprirem diariamente rigoroso protocolo de manutenção, a ocorrência de falhas pode ocorrer por ser um sistema complexo. Quando há falhas na circulação, os usuários são prontamente informados pelo sistema de som das estações e trens, pelo site e redes sociais da companhia.
A leitora analisa:
A resposta é sempre superficial e não diz nada em relação ao problema. Não explicam nem apontam uma solução. No dia 22/3 essa situação se repetiu. O Metrô apenas informa e orienta, mas não apresenta alternativas para o cidadão. Lamento que a companhia só tenha isso a dizer em relação aos problemas apresentados. Isso só mostra ainda mais o tamanho da fragilidade e a ineficiência do transporte público.