Propositura do PT II
Para enfrentar a violência no trânsito Estado pode instituir Programa de Preferência Pela Vida
A instituição do Programa Preferência Pela Vida, em todo o Estado de São Paulo está próxima de ser adotado.
O programa visa difundir conceitos de mobilidade urbana, cidadania, acessibilidade, convívio gentil e solidário no trânsito das cidades e o número de acidentes e de óbitos em razão dos acidentes de trânsito.
Estes são alguns dos propósitos da proposta que teve a iniciativa do deputado petista Gerson Bittencourt, que incluiu também como ação a ser implementada pelo Programa Preferência Pela Vida, que seja criada a Semana Estadual da Mobilidade Urbana, no mês/período coincidente com a realização da campanha nacional e dos diversos municípios.
E entre outras tarefas venha a desenvolver campanhas, atividades e ações de educação de trânsito, de utilização do serviço de transporte coletivo, da bicicleta e de percursos a pé em escolas estaduais, creches e instituições de idosos; instituir programas e projetos de acessibilidade.
Bittencourt defende ainda a necessidade do Estado incentivar e estabelecer parceria com os diversos setores da sociedade, como secretarias, autarquias, escolas, universidades e organizações não governamentais visando à realização do Programa junto aos operadores concessionários ou permissionários do transporte metropolitano, sob gestão da EMTU.