
Eleita com 79.061 votos, nas eleições de 2022, Ana Perugini inicia em 2023 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A primeira mulher eleita deputada federal na Região Metropolitana de Campinas, em 2014, antes de chegar a Brasília, Ana Perugini foi vereadora em Hortolândia, de 2005 a 2006, e deputada estadual eleita em 2006 e em 2010.
Em seus mandatos anteriores no Legislativo paulista, dedicou-se a ações e projetos pela ampliação da oferta de água, expansão das redes de água e esgoto, tarifas justas de pedágio no Estado de São Paulo e em defesa dos direitos das mulheres. É autora do projeto que resultou na vacinação gratuita de meninas, meninos e mulheres contra o HPV, vírus que pode causar vários tipos de câncer, e da proposta que estabelece compensação financeira a municípios que recebem impactos negativos causados pela instalação e funcionamentos de presídios.
Na Câmara dos Deputados, foi presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e ampliou a participação dos movimentos sociais no colegiado, dando caráter itinerante à comissão, levando-a aos municípios. É coautora da Lei federal 13.363/2016, que garante 30 dias de licença a advogadas que se tornam mães.
Ana Perugini nas redes: