Luiz Claudio Marcolino
Luiz Claudio Marcolino

Eleito deputado estadual com 70.487 votos, Luiz Claudio Marcolino é vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e membro das comissões de Saúde e de Administração Pública e Relações do Trabalho. Em 2023, atuou na CPI da Enel. Coordena a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Mercado de Trabalho.

Nascido em Nova Iguaçu (RJ) em maio de 1970, formou-se, em 2002, em economia, na Faculdade São Luiz, e é um dos organizadores do livro Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil – do plano real à Crise Financeira, publicado em 2010.

Iniciou sua militância política no final dos anos 1980, no movimento estudantil e, simultaneamente, participou dos movimentos populares na zona sul da cidade de São Paulo. Em 1989, começou a trabalhar no Banco Itaú, mesmo ano em que se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tendo se destacado por sua forte liderança junto aos bancários do banco, foi convidado a participar na chapa da. Em 1994, tornou-se secretário de Formação da diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Em 1998, foi eleito secretário-geral e, mais tarde, assumiu a presidência da entidade sindical entidade, de 2004 a 2010.

Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no primeiro ano de mandato do presidente Lula e presidente da Comissão Municipal de Emprego da cidade de São Paulo. Em 2010, candidatou-se ao Legislativo pela primeira vez e foi eleito deputado estadual com 96.594 votos.

Na Assembleia Legislativa, sempre em defesa do trabalhador, trabalhou por melhorias nas áreas da moradia, saúde, educação, segurança e transporte. Defendeu ainda o fortalecimento do Estado e a valorização do servidor público. Apoiou projetos de economia e crédito solidários, especialmente por meio do incentivo ao cooperativismo e empreendedorismo. Buscou maior desenvolvimento econômico e social que atendia à vocação econômica de cada região. Foi fiscalizador implacável das ações do governo estadual na busca por mais recursos para os municípios e pela aprovação de projetos que atendiam setores excluídos da sociedade.

Em 2015, foi diretor técnico da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), durante o governo municipal do prefeito Fernando Haddad. No mesmo ano, Marcolino foi empossado como superintendente Regional do Trabalho, se destacando pelo diálogo com todos os segmentos.

Luiz Claudio Marcolino representa a Federação PT/PCdoB/PV, como membro efetivo, nas seguintes comissões: Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho, Comissão de Saúde.

Luiz Claudio Marcolino nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *