
Eleito deputado para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com 75.033 votos, Rômulo Fernandes é sociólogo e foi vereador por dois mandatos na cidade de Mauá.
Na administração pública, foi superintendente da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep) e secretário de Planejamento Urbano, Verde e Meio Ambiente.
Sua trajetória política e de luta começou muito cedo, com sua mãe, Celcina Fernandes, primeira mulher eleita vereadora pelo PT na cidade de Mauá. Nas comunidades eclesiais de base, com o Padre José Mahon – figura importante das causas operárias do Grande ABC e contra a ditadura militar – participou das mobilizações populares.
Aprendeu com esses exemplos a lutar por um mundo mais justo e igualitário, livre de todo preconceito, do racismo, das desigualdades e injustiças sociais.
Em toda sua vida participou dos movimentos regionais em busca de melhores condições de vida para toda população, fazendo da política uma ferramenta de esperança e transformação na vida das pessoas.