Frente parlamentar coloca em pauta o Desenvolvimento Regional
Frente parlamentar coloca em pauta o Desenvolvimento Regional

A dificuldade de acesso aos pequenos municípios da região do Vale de Ribeira e a ausência do Estado foram os pontos mais destacados pelos prefeitos e representantes de movimentos de trabalhadores rurais, no lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico Regional, iniciativa de deputado Paulo Fiorilo.

Sem recursos do Estado e do governo federal, a prefeita da cidade de Barra do Chapéu, que tem 1.400 Km de estradas rurais, esteve presente no lançamento da frente. Segundo a prefeita petista Janete Sarti do Amaral, vários municípios da região sofrem com a dificuldade de acesso e mobilidade, principalmente nos períodos de chuvas. “Na nossa cidade a maioria das estradas é rural, as pontes de madeiras muito precárias, precisamos que o Estado nos enxergue”, apelou a prefeita.    

A falta de recursos e apoio do Estado também atinge outras áreas. Na saúde, a prefeita informou que o município não conta com ambulância e tem um gasto mensal de R$ 90 mil com aluguel do veículo para atender a população.

Os problemas e as dificuldades foram reiterados pelo prefeito de Itaporã Paulista, João Ribeiro. Com a economia alicerçada na extração de resina e no cultivo de eucalipto, o município tem boa oferta de emprego, mas ainda assim tem baixa arrecadação em razão da manipulação contábil das madeireiras, que não recolhem ISS – Imposto Sobre Serviços e ainda contribuem para a danificação das vias públicas, apontou o prefeito que pediu apoio do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi.

“Não somos vistos pelo Estado. Há anos, contamos apenas com apoio do ex-deputado José Zico Prado e, agora, com o deputado Fiorilo. Somos municípios emancipados na década de 90, e os recursos próprios não dão conta de fechar as contas e atender a nossa população.”, declarou João Ribeiro.

Autor da medida e da articulação que criou a Frente Parlamentar, o deputado Paulo Fiorilo defende a necessidade de atualizar a análise sobre a realidade social do nosso campo de atuação. Na avaliação do deputado, um dos pilares da Frente Parlamentar é o papel de atualizar e sistematizar informações e indicadores sobre a situação. “Devemos ter clareza de como a crise econômica está sendo experimentada lá na ponta, na vida de quem mora nos municípios paulistas, para poder propor e, quem sabe, superar as adversidades diagnosticadas.”

O lançamento da Frente contou também com a presença do ex-deputado José Zico Prado, que ressaltou que, há anos, o PSDB propaga que São Paulo tem as melhores rodovias. Isso é verdade, e estas foram privatizadas. E aqui temos também as piores estradas, que estão há mais de duas décadas abandonadas pelos governos do Estado. 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *