Cena Política – Quarta, 19 de junho de 2019

PARTO E SAÚDE DA MULHER

Parlamentares, médicas, advogadas, mães e representantes de entidades feministas participaram nesta quarta-feira (19/6) da audiência pública O Parto e a Saúde Integral da Mulher e da Criança, em contraposição ao PL 435/2019, que enfatiza o parto cesariano. A autoria do projeto deputada Janaina Paschoal, do PSL, também participou da audiência. Para a coordenadora do encontro, deputada Beth Sahão, um debate que abordou vários aspectos da questão do parto, durante quatro horas de discussão, não poderia acabar sem resultados ou encaminhamentos concretos. “Há caminhos, há alternativas, caso a autora do projeto se convença”, disse Beth. uma reunião técnica foi marcada para próxima terça-feira, 24/6, em horário a ser definido.

http://bit.do/eVuE4

 

LDO EM DISCUSSÃO

A Comissão de Finanças e Orçamento iniciou a discussão do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentários (LDO) referente ao exercício de 2020. Houve acordo para considerar lido o relatório do deputado Alex da Madureira (PSD). O deputado Paulo Fiorilo apresentou voto em separado, que deve ser lido na próxima terça-feira (25/6). O voto petista procura garantir a destinação de R$ 5 milhões para a realização das audiências públicas sobre o orçamento, a ampliação dos recursos das universidades públicas estaduais e impedir contingenciamentos de recursos para diversas secretarias.

 

PT APRESENTOU 306 EMENDAS A LDO

A proposta da LDO 2020 recebeu 539 emendas dos parlamentares. Destas, 306 foram apresentadas por deputados do Partido dos Trabalhadores. O relatório de Alex da Madureira acatou somente 21 das emendas petistas, 13 delas da Liderança do partido na Alesp. As emendas procuram garantir recursos para a revisão geral dos salários do funcionalismo, para os gastos com o Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos Estaduais (Iamspe) e a revisão salarial para os trabalhadores da Segurança Pública, da Educação e da Saúde.

 

CALOTE DO ESTADO COMPROMETE ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Presente em 24 cidades atuando em 32 unidades a UNESP – Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho tem seu orçamento comprometido pela folha de pagamento de inativos. Essa situação foi abordada na CPI da Gestão das Universidades, que recebeu na sessão desta quarta- feira Sandro Roberto Ventini , reitor da Unesp. A deputada petista professora Bebel  apontou a omissão do Estado no recolhimento de sua cota previdenciária e questionou o quanto esta omissão compromete o orçamento da universidade.

 

Assista pequenos vídeos da Audiência Pública contra o PL 435/2019, realizada nesta quarta (19), na Alesp

 

 

 

#NãoPL435
Mariana Clara, uma Doula, figura que entende todos os aspectos físicos e emocionais do parto e dá as parturientes as informações necessárias enquanto o parto avança. Por exemplo, ela pode sugerir uma nova posição, oferecer uma massagem ou lhe conduzir por uma técnica especial de relaxamento, como respiração controlada. No vídeo, Mariana fala dos males dos partos cesarianos.

#NãoPL435 Mariana Clara, uma Doula, figura que entende todos os aspectos físicos e emocionais do parto e dá as parturientes as informações necessárias enquanto o parto avança. Por exemplo, ela pode sugerir uma nova posição, oferecer uma massagem ou lhe conduzir por uma técnica especial de relaxamento, como respiração controlada. No vídeo, Mariana fala dos males dos partos cesarianos.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 19 de junho de 2019

 

#NãoAoPL435
Marlise de Oliveira Lima, enfermeira que o COREN, Conselho Regional de Enfermagem fala da realidade de parturientes no dia a dia de seu trabalho

#NãoAoPL435Marlise de Oliveira Lima, enfermeira que o COREN, Conselho Regional de Enfermagem fala da realidade de parturientes no dia a dia de seu trabalho.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 19 de junho de 2019

#NãoAoPL435
Dra Tania Lago é professora adjunta do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Foi Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde de 1995 a 2002, período no qual foram desenvolvidos o Programa de Humanização do Parto e Nascimento, o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Colo do Útero e a estratégia para envio de contraceptivos diretamente aos municípios brasileiros. Coordenou o Programa de Apoio a Projetos em Saúde Reprodutiva e Sexualidade (PROSARE), desenvolvido pela Comissão de Cidadania e Reprodução e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com apoio financeiro da Fundação MacArthur. Atualmente, além da docência na FCMSCSP, é médica sanitarista do Instituto de Saúde, aonde desenvolve pesquisa em saúde da mulher. Possui publicações na área da saúde reprodutiva, com interesse particular na atenção à anticoncepção e à mulher durante a gestação.

#NãoAoPL435 Dra Tania Lago é professora adjunta do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Foi Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde de 1995 a 2002, período no qual foram desenvolvidos o Programa de Humanização do Parto e Nascimento, o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Colo do Útero e a estratégia para envio de contraceptivos diretamente aos municípios brasileiros. Coordenou o Programa de Apoio a Projetos em Saúde Reprodutiva e Sexualidade (PROSARE), desenvolvido pela Comissão de Cidadania e Reprodução e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com apoio financeiro da Fundação MacArthur. Atualmente, além da docência na FCMSCSP, é médica sanitarista do Instituto de Saúde, aonde desenvolve pesquisa em saúde da mulher. Possui publicações na área da saúde reprodutiva, com interesse particular na atenção à anticoncepção e à mulher durante a gestação.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 19 de junho de 2019

 

#NãoAOPL435
Paula Santana, do NUDEM, Núcleo Especializado de Promoção dos Direitos da Mulher esteve na Audiência Pública contra o PL 435, de autoria da deputada Janaína Paschoal (PSL). Veja o que pensa o núcleo sobre a realização de cesarianas sem necessidade.

#NãoAOPL435Paula Santana, do NUDEM, Núcleo Especializado de Promoção dos Direitos da Mulher esteve na Audiência Pública contra o PL 435, de autoria da deputada Janaína Paschoal (PSL). Veja o que pensa o núcleo sobre a realização de cesarianas sem necessidade.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 19 de junho de 2019

 

#NãoAoPL435
Assista trecho do depoimento da Profa. Dra. Karina Barros Calife Batista.
Docente do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Departamento de Saúde Coletiva, Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em Projetos de Apoio ao SUS, com orientação de trabalhos de Pós-Graduação e Projetos de Aplicação/Intervenção.
Karina esteve na Audiência Pública contra o estímulo de mais cesarianas em hospitais públicos

#NãoAoPL435Assista trecho do depoimento da Profa. Dra. Karina Barros Calife Batista.Docente do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Departamento de Saúde Coletiva, Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em Projetos de Apoio ao SUS, com orientação de trabalhos de Pós-Graduação e Projetos de Aplicação/Intervenção. Karina esteve na Audiência Pública contra o estímulo de mais cesarianas em hospitais públicos.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 19 de junho de 2019

 

#NãoAoPL435
Veja trecho da participação de Daphne Rattner, professora da UNB, presidente da REUNA.

#NãoAoPL435Veja trecho da participação de Daphne Rattner, professora da UNB, presidente da REUNA.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 19 de junho de 2019

 

 

 

 

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Warning: chmod() has been disabled for security reasons in /home/ptalesp2019/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 47