Cena Política – Quarta-Feira, 7 de Agosto de 2019
Cena Política – Quarta-Feira, 7 de Agosto de 2019

A LUTA DA POPULAÇÃO DE RUA

Representantes e lideranças da população de rua participaram nesta quarta-feira, 7/8, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua, na Assembleia Legislativa. A deputada Beth Sahão destacou que este foi o primeiro evento específico no Parlamento paulista com este segmento social. Alguns encaminhamentos saíram do encontro: derrubar vetos do governador a projetos de lei de interesse da população de rua; regulamentação da PEC 4/2017, que proíbe utilização de recursos da assistência social para pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais; cobrar do governo o funcionamento noturno e nos finais de semana dos restaurantes Bom Prato; reformulação dos albergues públicos; e política de moradia para as pessoas em situação de rua.

https://bit.ly/2M57kLp

 

É PRECISO BARRAR O ARBÍTRIO

A deputada Marcia Lia subiu à tribuna para repudiar a ordem de transferência do ex-presidente Lula de Curitiba para um presídio de São Paulo, emitida pela juíza federal do Paraná Carolina Lebbos. Segundo a parlamentar, no ambiente de ódio criado pelo atual governo, a transferência  significaria o risco de morte do ex-presidente Lula. “Não podemos aceitar essa situação. Precisamos impedir mais essa arbitrariedade contra Lula.” No final da tarde,  o Supremo Tribunal Federal (STF), por 10 votos a 1, suspendeu a transferência do ex-presidente.

 

DOBRADINHA PARA ATACAR LULA

A prisão política e arbitrária do ex- presidente Lula também foi questionada por Luiz Fernando Teixeira, que refutou os comentários do governador, João Doria, nas redes sociais, mais uma vez incitando a cultura de ódio. A suspeita dobradinha de Doria com o ministro Sergio Moro, com ataques ao ex- presidente Lula, ameaçando transferi-lo para um presídio comum, foi alvo de manifestação do líder da Bancada, deputado Teonilio Lula Barba, à imprensa. Barba destacou que “Doria insultou o ex-presidente de forma surpreendente, para alguém que está na China, do outro lado do mundo. Com todos os desmandos que estão ocorrendo no país, não surpreenderia se, amanhã, descobrirmos que houve algum tipo de articulação no sentido de prejudicar e humilhar Lula. Por isso, a nossa iniciativa: queremos uma resposta oficial do governador, como salvaguarda para eventuais acontecimentos futuros”, ressaltou.

 

AS MENTIRAS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O livro Previdência: o debate desonesto, do professor Eduardo Fagnani, foi lançado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa, em evento promovido pelo mandato da deputada Beth Sahão e pela Liderança do PT para debater a Reforma da Previdência, aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados. Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), e Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e professor da UNICAMP, que prefaciou o livro, mostraram como o desmonte da seguridade social pode destruir a vida de milhões de brasileiros e gerar impactos negativos na economia.

https://bit.ly/2P1ei6v

 

QUEM MANDA NOS PRESÍDIOS?

O coronel Nivaldo Cesar Restivo, secretário da Administração Penitenciária, afirmou na tarde da quarta-feira, 7/8, que já passou muito tempo colocando gente dentro das penitenciárias e que, agora, cuida da segurança e disciplina nos presídios. Ele disse que quem manda nos presídios em São Paulo é o governo do Estado e que não tem “medo, nem receio de nada, já que a secretaria sofre fiscalização periódica e multidisciplinar”. A afirmação motivou reação da plateia constituída por agentes penitenciários, que vieram à Assembleia Legislativa cobrar a contratação de profissionais aprovados em concursos e a revalorização dos salários da categoria. A deputada Márcia Lia, membro da Comissão de Segurança e Assuntos Penitenciários, cobrou do secretário a solução de problemas primários nas penitenciárias, como a falta de água, que atingiu uma unidade de Araraquara, por negligência da secretaria.

 

PASSE LIVRE PARA DESEMPREGADOS

Entre os 67 sete itens de pautas a Comissão de Finanças e Orçamento, dois itens eram de iniciativa dos deputados petistas. O colegiado aprovou projeto de autoria da deputada Beth Sahão que prevê passe livre no transporte público para trabalhadores desempregados para que possam procurar recolocação profissional nas cidades vizinhas a da sua residência.

 

VACINAÇÃO DOMICILIAR AOS IDOSOS

Outra iniciativa petista aprovada na Comissão de Finanças e Orçamento é do deputado José Américo que institui o “Programa de Vacinação para Idoso Restrito ao Domicílio”. Na avaliação do deputado, a propositura pretende garantir acesso à assistência à saúde das pessoas de idade avançada e que estão em situação vulnerável e com dificuldade de mobilidade.

 

CPI DA FURP 

A CPI da Fundação Para o Remédio Popular (Furp) apurou o pagamento irregular de R$ 18 milhões durante a construção da fábrica de medicamentos localizada em Américo Brasiliense. Esse valor foi desviado para pagamento de indenização ao consórcio que construiu a fábrica, depois de a Furp desistir de uma disputa judicial em 2013. Na tarde da terça-feira, 6/8, os parlamentares ouviram o engenheiro Ricardo Luiz Mahfuz, responsável pela construção da fábrica de Américo Brasiliense. Na avaliação da deputada Beth Sahão, é necessário intensificar as oitivas para que a CPI chegue aos envolvidos no esquema de corrupção dos governos do PSDB em SP.

 

 

Assista aqui o balanço da deputada Beth Sahão sobre o Lançamento da Frente Parlamentar em defesa da População em situação de Rua

PT e PSOL NA LUTA CONTRA A VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO EM SITUACÃO DE RUAAs deputadas Beth Sahão e Érica Malunguinho terminaram agora a atividade de lançamento da Frente parlamentar em Defesa da população de Rua. Realizada na manhã desta quarta (7), a frente têm como objetivo desemperrar projetos sobre o tema que estão congelados na Casa.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 7 de agosto de 2019

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *